Para que uma empresa seja competitiva, deve adquirir alguma fonte de vantagem. Há duas principais vantagens que devem ser consideradas: vantagens em relação ao produto e vantagem em custos. A primeira surge quando, dada a sua estrutura produtiva, a empresa consegue ofertar um determinado produto ou serviço, com qualidade superior e por um preço igual ou menor ao produto similar ofertado pelo concorrente. A segunda surge quando a empresa adquire eficiência operacional. Isso significa garantir produção por um custo mais baixo do que a concorrência. Fato que permite a prática do menor preço. Em ambos os casos, a identificação e classificação de custos e despesas, e a aplicação da gestão estratégica de custos são vitais para a rentabilidade de uma empresa.
Na área de logística a adoção do método de custeio baseado em ABC (Activity Based Costing) tem se mostrado eficiente e por essa razão é adotado por inúmeras empresas. A principal vantagem desse método é estabelecer os custos das atividades, direcionando-os aos produtos com base na aplicação de direcionadores de custos (cost drivers).
Tendo em vista o que foi exposto acima, descreva quais são os principais componentes e formas de agregar os custos a um produto e aponte em que consiste a aplicação do método de custeio ABC na apropriação dos custos vinculados à área de logística.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alguma Resposta ?
Explicação:
Resposta:
Os principais componentes que permitem determinar o custo de um bem ou serviço e os métodos que são aplicados para estabelecer esse custo. São eles:
(1) método de custeio por absorção, previsto pela legislação brasileira para efeitos de apuração do Imposto de Renda (IR).
(2) método de custeio baseado em atividades ou custeio ABC (Activity Based Costing), que permite que o custo de cada bem corresponda ao nível de uso dos serviços de cada departamento da empresa, incluindo as áreas relacionadas aos processos logísticos (transporte, armazenamento, distribuição, entre outras).
A forma de agregar os custos a um produto em um mercado altamente competitivo e mostrar ao seu cliente que ele vale quanto custa, é necessário identificar quais são as deficiências do setor em que atua, os pontos mais críticos e investir em soluções que gerem destaque.
O sistema de custeio ABC permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis e passam a ser alvos de programas para sua redução e de aperfeiçoamento dos processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes. Com seu poder de assinalar as causas que levam ao surgimento dos custos, o ABC permite aos gerentes uma atuação mais seletiva e eficaz sobre o comportamento dos custos da organização.
Explicação: