Química, perguntado por Strabelli1207, 7 meses atrás

Para que os cálculos estequiométricos sejam desenvolvidos precisamos entender as leis ponderais. Explique o que são e como aplicar as leis ponderais nos cálculos estequiométricos.

Soluções para a tarefa

Respondido por luizamarie
3

Resposta:

Lei de Lavoisier

A Lei da Conservação das Massas foi elaborada por Lavoisier após determinar a massa total de um sistema fechado, concluindo que a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos.

Exemplo: 2 gramas de gás hidrogênio reagem com 16 gramas de gás oxigênio produzindo 18 gramas de água.

m reagentes = m produtos

Hidrogênio + Oxigênio = Água

2g         +      16g =    18g

A lei, portanto, segue os enunciados:

“Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual à massa total dos produtos”.

“Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”

LEI DE PROUST

A Lei das Proporções Constantes foi enunciada após o químico Joseph Louis Proust observar que em uma reação química as massas dos reagentes e as massas dos produtos estabelecem sempre uma proporção constante.

Quando a massa de um dos reagentes dobra, as massas dos demais, reagentes e produtos, dobram também. Ao triplicarmos a massa de alguma substância participante da reação, acontecerá o mesmo, a massa de todas as demais substâncias triplicará e assim sucessivamente.  Isso explica o processo de balanceamento de reações químicas e os cálculos estequiométricos.

Por exemplo, qualquer amostra de água apresenta sempre 88,9 % de oxigênio e 11,1 % em massa de hidrogênio combinados na mesma proporção.

Perguntas interessantes