Para que as informações geradas pela contabilidade possam fazer sentido para o gestor, é necessário que este compreenda corretamente os termos utilizados e seus respectivos conceitos. Afinal, termos que podem ser utilizados como sinônimos no nosso dia a dia, para a contabilidade de custos representam conceitos específicos.
Elaborado pelo professor, 2020.
Neste sentido, imagine que ocorreram os seguintes fatos em uma indústria têxtil:
I. Compra de um veículo para entrega de roupas.
II. Requisição de tecido para o processo produtivo.
III. Pagamento de comissão para os vendedores.
Para a contabilidade de custos, estes fatos representam, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
uma despesa, um investimento e um custo.
Alternativa 2:
uma despesa, um custo e um investimento.
Alternativa 3:
um investimento, um custo e uma despesa.
Alternativa 4:
um investimento, uma despesa e um custo.
Alternativa 5:
um custo, uma despesa e um investimento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Uma despesa, um investimento e um custo
Explicação:
um investimento, um custo e uma despesa.
um investimento, um custo e uma despesa.
Resposta:
Alternativa 3 : Um investimento, um custo e uma despesa.
Explicação:
I. Compra de um veículo para entrega de roupas: O investimento é outro tipo de gasto, porém é como uma aplicação de recursos. Na qual há a expectativa de retorno financeiro futuramente. No ramo da indústria é classificada como investimento a aquisição de novos equipamentos, por exemplo. Assim como de novas máquinas, de ferramentas e veículos. Investimentos se aplicam tanto à compra de novos bens para aumentar a produção da sua empresa; como também se adequa à aplicação em produtos financeiros que aumentam a riqueza da empresa.
II. Requisição de tecido para o processo produtivo: O custo é mais um tipo de gasto. Porém, diferentemente das despesas, esse é o valor utilizado com bens e serviços para produção de outros bens e serviços. De uma maneira bem simples, o custo é tudo aquilo que é utilizado para produzir ou fabricar. E consequentemente tudo que de certa forma está agregado neste procedimento. Alguns exemplos de custo são a matéria-prima, os insumos, a energia que é utilizada na produção e os encargos e salários da mão de obra, ou seja, do pessoal do setor produtivo.
III. Pagamento de comissão para os vendedores: São despesas variáveis as comissões sobre as vendas, os fretes sobre as vendas e os impostos sobre as vendas, por exemplo. Não estão no orçamento, já que são instáveis.
Bons estudos!