Para Portugal, não era interessante trazer para o Brasil imigrantes de estados possuidores de colônias, tais como França, Inglaterra, Holanda e Espanha. Abrir as portas da colônia e, depois, do recém-criado império do Brasil poderia significar um risco. Daí, a preferência por imigrantes dos estados alemães, da Suíça, e da Itália. Pedro I continuou essa política enfatizando que era necessário apoiar o desenvolvimento da agricultura, pelo aliciamento de bons colonos que aumentassem o número de braços dos quais necessitávamos. Assinale a alternativa correta. a) A grande entrada de imigrantes no Brasil ocorreu a partir do Primeiro Reinado, em função do fim do tráfico negreiro e da maciça propaganda promovida pelo governo brasileiro na Europa. b) No Primeiro Reinado, a entrada de imigrantes associava-se ao incremento da produção agrícola e tinha em conta o cenário internacional, no qual as metrópoles europeias disputavam territórios e riquezas. c) Em meio à corrida imperialista do século XIX, Portugal empenhou-se pelo fim da escravidão em Lisboa e do tráfico negreiro em suas colônias africanas. d) A imigração no Brasil surgiu como questão a partir da implantação da Lei Aurea, que alterou os modos de pagamento do trabalho livre.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA B
Explicação:
A melhor alternativa é a B, considerando prioritariamente o texto no qual se afirma que a preocupação era obter bons colonos para aumentar a mão-de-obra e também desenvolver a agricultura. Todavia, é importante notar que não tivemos, ao contrário do que o texto afirma, imigrantes italianos ingressantes no território brasileiro, durante o 1o Reinado.
Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil por volta de 1870.
Sobre a presença de imigrante no Brasil, a resposta certa é a;
b) No Primeiro Reinado, a entrada de imigrantes associava-se ao incremento da produção agrícola e tinha em conta o cenário internacional, no qual as metrópoles europeias disputavam territórios e riquezas.
Isso porque durante o primeiro reinado houve uma intensa propaganda por parte dos governo da Europa, em especial de Portugal, para que as pessoas viessem para o Brasil na medida em que era um país de muitas oportunidades e que estava crescendo.
Tal fator era de interesse dos portugueses na medida em que o país nessa época era pouco povoado o que tornava difícil a sua ocupação e a a criação de uma identidade nacional, além de recolhimento de impostos, etc.
espero ter ajudado!