O termo "bárbaro" teve diferentes significados ao longo da história. Sobre os usos desse conceito, podemos afirmar que: a) Bárbaro foi uma denominação comum a muitas civilizações para qualificar os povos que não compartilhavam dos valores destas mesmas civilizações. b) Entre os gregos do período clássico o termo foi utilizado para qualificar povos que não falavam grego e depois disso deixou de ser empregado no mundo mediterrâneo antigo. c) Bárbaros eram os povos que os germanos classificavam como inadequados para a conquista, como os vândalos, por exemplo. d) Gregos e romanos classificavam de bárbaros povos que viviam da caça e da coleta, como os persas, em oposição aos povos urbanos civilizados.
#UNICAMP
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa A, tendo sido cunhado pelos gregos ("bárbaro" vem da ideia grega de que, aqueles que não falavam grego, pareciam repetir apenas o som "bar, bar, bar", de onde vem a expressão "blá,blá,blá") para designar todos aqueles que não faziam parte da sua cultura.
O termo passou a ser realmente influente com os romanos, que designavam como bárbaros todos os povos que se recusavam a aceitar o modelo romano de vida, e foi muito comum que o termo fosse usado para discriminar entre "nós" e "eles".
Resposta:
1.a)Bárbaro foi uma denominação comum a muitas civilizações para qualificar os povos que não compartilhavam dos valores (língua, costumes, religião) destas mesmas civilizações.
2.b)Apesar da visão negativa sobre a Idade Média existente no senso comum, esse foi um período de importantes criações como as universidades, o livro e a arte e arquitetura voltadas para Deus.
Explicação: 01.06.2020