História, perguntado por IdayanaBahls, 7 meses atrás

Para Imanuel Kant, fundador do método conhecido como Criticismo, o conhecimento sobre o mundo surge da combinação entre razão e fenômeno. A razão, sem fenômeno, só é capaz de construções óbvias; enquanto o fenômeno, sem explicação racional, é vazio. Portanto, o conhecimento é composto de matéria (que são as coisas conforme elas se apresentam diante de nós) e forma ( nossa racionalidade). Kant tinha muito​ interesse ainda em questionar a validade do nosso conhecimento e de nossos valores. Nesse sentido, sobre a importância do criticismo kantiano para a educação, considere a alternativa correta:

Alternativas
Alternativa 1:
Para Kant, a educação deve ser pautada pelos princípios matemáticos, pela sua objetividade e exatidão.

Alternativa 2:
Para Kant, o conhecimento científico realiza-se somente com sua validação por meio da experiência empírica, laboratorial, pelo experimento.

Alternativa 3:
A partir do criticismo kantiano, a finalidade da educação é oferecer instrumentos que o habilitem a ter a capacidade de realizar a autorreflexão crítica.

Alternativa 4:
A razão é dependente da luz de Deus para atingir a verdade. Por mais que se valorize a razão, ela é incapaz de conhecer por si só qualquer conhecimento válido e seguro.

Alternativa 5:
O pensamento de Kant fundamenta-se a crença num progresso sem fim como consequência da valorização dos conhecimentos advindos da tradição religiosa medieval, responsável pelo desenvolvimento científico e filosófico percebido na modernidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por hempdf
3

Resposta:

Alternativa 3:

A partir do criticismo kantiano, a finalidade da educação é oferecer instrumentos que o habilitem a ter a capacidade de realizar a autorreflexão crítica.

Explicação:

último parágrafo da pagina 90 do Livro FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

Perguntas interessantes