Para Graciliano Ramos, Angústia não faz concessão ao gosto do público na medida em que compõe uma atmosfera (A) dramática, ao representar as tensões de seu tempo. (B) grotesca, ao eliminar a expressão individual. (C) satírica, ao reduzir os eventos ao plano do riso. (D) ingênua, ao simular o equilíbrio entre sujeito e mundo. (E) alegórica, ao exaltar as imagens de sujeira.
#FUVEST
Soluções para a tarefa
A alternativa correta é a E – alegórica, ao exaltar as imagens de sujeira.
Existe drama no romance e também angústia, porém o drama é interno e pessoal, não sendo transposto para o universo exterior, mesmo com tensões do tempo em que a obra foi escrita.
Luís da Silva é perturbado, não sente que sua vida pessoal é satisfatória e, por isso, se torna um espelho para o mundo exterior de como ele se sente em seu íntimo. O personagem não era rico, mas quase vai à falência de sua amada.
Resposta:
Letra A
Explicação:
Bom, eu li o livro e posso tentar passar a minha análise. Angústia é um fluxo de consciência, e isso por sua vez significa que nós veremos uma narração feita de forma íntima e profunda dos pensamentos do protagonista, nesse caso o Luís da Silva. Então, de certa forma, pelo livro abordar detalhadamente cada acontecimento ele se torna intensamente alegórico quando se trata de sentimentos, atos, ambientes etc, assim como o próprio Graciliano pontuou.
Além disso, Luís da Silva é um personagem perturbado psicologicamente que narra para nós sua história de forma delirante, pois está tomado por um sentimento de angústia e psicose, portanto, tornando seu texto mais grotesco de certa forma, o que pode incomodar uma boa parte do público. Isso foi um pouco da interpretação que eu pude ter depois de ler o livro.