Português, perguntado por isabelly3941, 4 meses atrás


Para especialistas, crise do livro no Brasil é crônica
A discussão não é nova, mas precisa ser enfrentada: o livro está em crise no Brasil? Segundo dados da pesquisa Produção e Vendas do Setor Editorial Brasileiro, encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), a indústria do livro fechou 2018 em queda real, considerando a inflação, de 4,5%.
Além do mais, em um país onde, de acordo com o Instituto Pró-Livro, se lê apenas 4,96 livros por ano – contra 11 nos Estados Unidos e sete na França, por exemplo – e onde 30% da população nunca comprou um livro sequer, não se pode esperar muito que esse quadro mude, principalmente se os preços estiverem nas alturas. (...)
Martins Filho apontou para a crise das megastores, algo que também já vinha sendo vivenciado no exterior. Para o professor, o fechamento dessas lojas revela “uma possível inexperiência do empresariado brasileiro, já que ocupam os espaços mais caros de shoppings mesmo sabendo que o livro nunca foi um produto de grande retorno financeiro”. Isso também teria contribuído para que as livrarias começassem a vender outros objetos que não livros, como eletrônicos e artigos de papelaria.
Já Verano destacou que é importante observar todos os aspectos dessa crise. “Ao mesmo tempo que duas grandes redes entraram com pedidos de recuperação judicial, gerando um efeito cascata que afeta os editores, há uma série de livrarias pequenas que vêm sendo fundadas seguindo modelos mais antigos”, disse. Algumas dessas livrarias (...) tiveram crescimento, e podem representar um novo caminho para o mercado editorial.

1-Embora tenhamos o relato de uma entrevista, podemos encontrar marcas argumentativas no texto? Por que isso acontece?​

Soluções para a tarefa

Respondido por oliveiraconcursos
21

O texto apresentado pela questão, traz alguns traços de escrita que refletem a natureza argumentativa, como as interferências feitas pelo escrito do mesmo.

     

O que justifica essa ação argumentativa no texto, é que o texto se engloba na categoria de gênero textual chamada de artigo de opinião. Que é uma marca, de textos jornalísticos, resenhas e críticas de obras literárias.

   

Logo, as marcas argumentativas ocorrem por conta do gênero textual, que é caracterizado como artigo de opinião e acontecem pela necessária interferência do autor no texto.

Perguntas interessantes