Para conseguir emagrecer com saúde e de forma duradoura, é importante investir em bons hábitos alimentares. Para isso, existem diferentes tipos de dietas, como a low carb e a cetogênica, e cada uma utiliza o seu próprio método de acordo com a finalidade desejada. Veja esta reportagem publicada no blog Sempre Bem:
Para a nutricionista Jamille Magalhães, “a dieta low carb e a cetogênica possuem a finalidade de redução de carboidrato. Uma das diferenças é que a primeira estipula mais ou menos até 200 g de carboidrato por dia. Já a segunda preconiza a utilização de até 50 g de carboidrato diariamente para a pessoa”.
Outra diferença é que na cetogênica, a utilização principal como fonte de energia vem da gordura e dos ácidos graxos disponíveis na dieta e tecido adiposo. No caso de low carb, se utiliza a energia tanto do carboidrato proveniente da alimentação quanto da proteína, que vai aumentar a saciedade do organismo.
Para saber qual das dietas é recomendada para o seu caso, “é importante procurar profissionais aptos a indicar o tipo de dieta ideal. O que acontece muitas vezes é que se a pessoa não tem constância e disciplina, não consegue manter nenhum tipo nem outro”, explica a nutricionista. Para pessoas que fazem dieta, perdem peso no início, estagnam e ficam desestimuladas, a dica “é não desistir, pois uma alimentação natural e rica em nutrientes é superimportante para prolongar a vida e viver bem, com a ajuda de um profissional qualificado ao lado”, afirma Jamille Magalhães.
Com base no excerto acima e nos seus conhecimentos sobre bioquímica, elabore um texto argumentativo indicando bioquimicamente as diferenças entre a quebra de carboidratos e lipídios para a geração de ATP. Lembre-se de citar em seu texto os processos realizados e os locais celulares em que eles ocorrem. Considere o palmitato (16 carbonos) como exemplo de lipídio.
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
A quebra dos carboidratos é feita no citoplasma através da glicólise e gera dois piruvatos, eles serão transformados em acetil-CoA. Já a quebra de lipídios como o ácido palmítico acontece nas mitocôndrias através da beta-oxidação, que quebra a cadeia carbônica do ácido graxo aos pares para formar acetil-CoA.
Então o lipídio, por ter menos processos, é mais fácil de quebrar?
Não, o lipídio só pode entrar na mitocôndria na forma de ácido graxo, então primeiro é preciso quebrar as esterificações com o glicerol.
Também é preciso de a carnitina leve o ácido graxo para dentro da mitocôndria e ela é produzida a partir da glicose, é por isso que é dito que a gordura é queimada na chama do carboidrato.
Mais sobre a beta-oxidação
https://brainly.com.br/tarefa/38698610
#SPJ1
Anexos:
Evelyncosta25:
obrigada
Perguntas interessantes
Inglês,
5 meses atrás
Pedagogia,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás