Para compreender o fenômeno da variação linguística é preciso compreender a língua como algo heterogêneo. Ela é sempre variável, mutante, um processo nunca acabado, ou seja, "[...] a língua não é, ela sempre está, está sempre em formação, em decomposição e recomposição, perde coisas com o tempo e ganha outras também, sempre ao sabor das transformações culturais e cognitivas de seus falantes" (BAGNO, 2014, p. 23). BAGNO, Marcos. Língua, linguagem, linguística: pondo os pingos nos ii. São Paulo: Parábola Editorial, 2014. A variação linguística pode ser compreendida pela existência de estabilidade entre as variantes de uma língua, enquanto a mudança é detectada pela competição entre tais variantes até predominar e fixar uma das diversas variantes, entre os falantes. Considerando as indagações sobre variação e mudança linguísticas, aplique a teoria apresentada acima na alternativa que explica corretamente a ocorrência de um fenômeno de mudança linguística.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
A variação linguística compreende as variações que apresenta uma língua em decorrência de fatores geográficos, históricos ou ainda, sociais e culturais.
Assim, as variações estão relacionadas com ambientes frequentados, com épocas históricas e com situações geográficas, sendo fator natural e que necessariamente deve ser respeitado, evitando por isso qualquer visão preconceituosa ou inadequada de tais variações.
fsf3pgp78mry:
Isso nem é uma resposta.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Filosofia,
7 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás