História, perguntado por tofologamer6343, 11 meses atrás

Para assegurar a ordem entre os conquistados, os romanos tinham que manter postos avançados e acampamentos militares espalhados pelo território imperial. Era preciso alimentar e armar os soldados onde estivessem. (FUNARI, Pedro P. A. Grécia e Roma. São Paulo: Editora Contexto, 2001, p. 91.) Sobre o exército romano, no período imperial, é correto afirmar: a) Foi decisivo nas conquistas territoriais durante o período republicano, perdendo seu prestígio durante o período imperial. b) Permaneceu distante das atividades de manutenção das fronteiras dos territórios. c) Deixou de exercer sua influência no governo após as reformas de Augusto. d) Desempenhou diferentes papéis administrativos e econômicos na manutenção do poder imperial. e) Era limitado em tamanho, o que refletiu num papel político secundário.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
8

A alternativa correta é a letra c), que afirma: Deixou de exercer sua influência no governo após as reformas de Augusto.

Na estrutura original do exército romano, cada legião obedecia diretamente e exclusivamente ao general responsável por ela. A consequência disso é que, caso um ou mais generais se revoltassem contra o poder central, este estaria sujeito a um golpe de estado.

Assim, no século I d.C, o imperador Augusto criou a guarda pretoriana e instituiu uma série de reformas no exército que diminuíram a influência dessa corporação na política romana.

Respondido por leiacris
0

Resposta:

Letra D - Desempenhou diferentes papéis administrativos e econômicos na manutenção do poder imperial.

Explicação:

Perguntas interessantes