Física, perguntado por luannaribeiro1171, 11 meses atrás

No dia 26 de abril de 1986, à 1h23min58s, uma série de explosões destruiu o reator e o prédio do quarto bloco da Central Elétrica Atômica de Tchernóbil, na fronteira de Belarus. A catástrofe de Tchernóbil se converteu no mais grave acidente tecnológico do século XX. Para a pequena Belarus, o acidente representou uma desgraça nacional, levando-se em conta que ali não havia nenhuma central atômica. (Adaptado de Svetlana Aleksiévitch, Vozes de Tchernóbil, p. 9-10.) O evento ocorrido em Tchernóbil atesta e reforça incertezas, problemas e incongruências acerca do uso da energia nuclear. A esse respeito, assinale a alternativa correta. a) Dado seu uso recente no Brasil, não há registro de acidentes com substâncias radiativas no país, seja no âmbito da produção de energia, seja no uso em equipamentos radiológicos. b) O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã. c) A construção de novas usinas nucleares no Brasil encontra-se restrita, dada sua dependência tecnológica em relação ao enriquecimento do urânio. d) A reduzida participação da energia nuclear na matriz energética japonesa é decorrente da preocupação quanto à capacidade de as usinas suportarem atividades sísmicas no país. e) O acidente de Tchernóbil influenciou a opinião pública acerca da aceitação da energia nuclear, repercutindo na queda de sua produção nos países industrializados.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
33

A alternativa correta é a letra b), que afirma: O domínio tecnológico para a geração de energia nuclear pode possibilitar a produção de armas nucleares, razão pela qual os Estados Unidos exercem uma forte pressão sobre o projeto nuclear do Irã.

A produção de energia nuclear depende da capacidade de enriquecer urânio a porcentagens entre 3% e 5%. O enriquecimento de urânio consiste na separação do urânio 235 (físsil) do urânio 238 (não físsil).

A grande questão é que, um país que consegue enriquecer urânio para fins pacíficos (geração de energia nuclear), também tem a capacidade de criar uma arma atômica, enriquecendo o urânio a níveis mais altos.

Perguntas interessantes