Para a construção da Ficha Técnica de Cargo, importante documento para gerir pessoas no interior da organização, há necessidade que o profissional da área de gestão de pessoas, responsável por essa incumbência, de realizar a coleta de dados, que é um processo de apuração de informações para comprovar uma problemática levantada. Para isso, são desenvolvidas técnicas de averiguação. A pesquisa é, geralmente, o primeiro passo para dar início a uma coleta de dados. A coleta dos dados inicia-se com a aplicação dos instrumentos previamente elaborados: a observação direta ou local, o questionário, a entrevista e os métodos mistos ou múltiplos. Analise as afirmativas abaixo e verifique aquelas que apresentam os “pontos positivos” em relação à entrevista: A É um método econômico e abrangente. Pode ser distribuído aos ocupantes do cargo para que possam preencher e entregar posteriormente, ou seja, não exige a presença do pesquisador. B Permite investigar o tema em profundidade. Abre espaço para perguntas que não estejam previstas no roteiro. C Ferramenta de coleta de dados, que serve para atender às necessidades de informação do cargo. Possibilita neutralizar os hiatos de outros métodos. D Possibilita sanar dúvidas e ampliar a visão sobre as atividades e tarefas. E O ocupante do cargo trabalha normalmente enquanto os dados são coletados. Método ideal para cargos simples e repetitivos. F O colaborador relata atividades e comportamentos que de outra maneira não seriam identificados. Desta forma, identificam-se elementos da linguagem verbal e não verbal do respondente. G A linguagem utilizada é simples e clara, para não propiciar dificuldades de entendimento ao colaborador. Agora, assinale a alternativa que contemplam os “pontos positivos” em relação à entrevista: A As afirmativas A, B e C estão corretas. B As afirmativas A, C, E e F estão corretas. C As afirmativas B, D, F e G estão corretas. D As afirmativas B, D e F estão corretas. E Todas as afirmativas estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta: B- D-F
Explicação:
• Entrevista: a informação é coletada por meio de diálogo entre o profissional pesquisador e o entrevistado(s). Pode ser estruturada, semiestruturada e ou aberta.
o Pontos: permite investigar o tema em profundidade. Abre espaço para perguntas que não estejam previstas no roteiro.
Possibilita sanar dúvidas e ampliar a visão sobre as atividades e tarefas. Permite que o colaborador relate atividades e comportamentos que de outra maneira não seriam identificados. permite identificar elementos da linguagem verbal e não verbal do respondente.
o Contrapontos: qualquer deslize na aplicação, ou aplicação amadora, pode gerar resistência por parte dos entrevistados. Possibilidade de indução por parte do entrevistador ao entrevistado. Exige profissionais experientes para a aplicação, sob pena de perda de foco. O processo pode ser moroso, em virtude da incompatibilidade de agenda com os entrevistados.
Resposta: B D e F
Alternativa
Explicação:
Ta na Aula dois e tema cinco