Biologia, perguntado por Fernandaf1995, 4 meses atrás

Paciente do gênero feminino, 38 anos, portadora de leucemia mieloide aguda, internada em leito hospitalar de um hospital oncológico. A paciente está sendo submetida a tratamento quimioterápico endovenoso em altas doses há 9 dias, apresentando-se neutropênica, além disso surgiram lesões ulceradas em mucosa jugal e borda lateral de língua à esquerda. Diante do quadro febril que surgiu após o aparecimento das lesões orais, a médica assistente solicita consultoria odontológica para avaliação da paciente. O cirurgião-dentista avalia o prontuário da paciente e observa que todas sorologias virais são negativas, e solicita coleta para hemocultura. Durante a oroscopia observa que as lesões bucais têm aspecto clínico compatível com mucosite oral. Em qual das alternativas abaixo apresenta o motivo da solicitação da hemocultura?

Soluções para a tarefa

Respondido por joyceellen000
1

Resposta:

Suspeita de disseminação de infecção por S. viridans via hematogênica, com risco de evoluir ao choque séptico.

Explicação:

Respondido por nathaliasantos4o
2

O cirurgião dentista acredita ser uma disseminação de infecção por S. viridans via hematogênica, com risco de evoluir ao choque séptico. Por isso, solicitou o exame de hemocultura.

Entenda mais sobre a LMA e mucosite oral:

  • A leucemia mieloide aguda (LMA) é o tipo mais comum e mais agressivo da doença. Conforme a medula óssea é atacada pelas células doentes, a pessoa está propícia a ter alterações no corpo que evoluem com bastante velocidade.
  • Mucosite oral (MO) caracteriza-se pela inflamação da mucosa bucal e é sempre observada após utilização de agentes quimioterápicos e da radioterapia na região de cabeça e pescoço, variando desde eritema localizado até úlceras extensas, podendo ser agravada pela saúde bucal inccorreta.

Estude mais sobre mucosite oral em:

https://brainly.com.br/tarefa/51607042

Anexos:
Perguntas interessantes