História, perguntado por Valentina2ww, 9 meses atrás

“Ou bem eles nos entregam o governo ou nós haveremos de tomá-lo, ocupando Roma. É uma questão de dias, talvez de horas (...) Voltem para suas cidades e esperem nosso chamado. Se necessário, serão dadas ordens. Enquanto isso, podem se dispersar e manifestar sua solidariedade com as Forças Armadas: Viva o Exército! Viva o fascismo! Viva a Itália! (...) Nós, fascistas, não queremos entrar no governo pela porta dos fundos. No fim das contas, tudo pode ser decidido pela força, pois na história é a força que decide tudo.” Benito Mussolini, outubro de 1922. Apud: Donald Sassoon. Mussolini e a ascensão do fascismo. Rio de Janeiro: Agir, 2009, p. 137. O texto, um discurso de Mussolini, expõe duas das mais conhecidas características do fascismo italiano:

a) a valorização dos princípios democráticos e da fraternidade.

b) o nacionalismo e a descrença no uso das armas.

c) a forte hierarquia partidária e a valorização do aparato militar.

d) o igualitarismo e a desconfiança diante dos movimentos de massa

Soluções para a tarefa

Respondido por star2279
76

Resposta:

Alternativa C- A forte hierarquia partidária e a valorização do aparato militar


mirela7331: tá certa
mirela7331: a resposta tá certo?
aylasng: sim está
Respondido por EduardoPLopes
30

É correta a alternativa C, já que o discurso de Mussolini, líder da Itália Fascista entre 1922 e 1945, quando foi executado pelos próprios italianos, ressalta a ideia de que se faz a política por meio do Exército e que a hierarquia militar deve estar reproduzida na sociedade.

O Fascismo se caracterizou então como um modelo de governo totalitário, onde toda e qualquer crítica ou forma independente de pensamento era desestimulada, muitas vezes por meio da violência, e todo o Estado era organizado a partir de uma perspectiva centralista, com supressão tanto do livre mercado quanto das ideias socialistas.

Perguntas interessantes