Oscilador massa-mola é um sistema físico composto por uma mola ideal, de constante elástica k, presa a um corpo de massa m. Quando esticada ou comprimida, a mola adquire energia potencial elástica, quando solta, essa energia potencial passa a ser periodicamente convertida em energia cinética. Considere um oscilador com uma mola horizontal, de constante elástica de 50 N/m, a qual sofre um alongamento de 8 cm de seu estado de equilíbrio quando se aplica uma força de 4 N. Liga-se, então, um corpo de massa igual a 2 kg á sua extremidade. Abandonando-se o conjunto, o corpo começa a oscilar, efetuando um MHS. O período e a frequência de oscilação são respectivamente:
a) T = 0,5 s; f = 1,5 Hz
b) T = 1,26 s; f = 0,79 Hz
c) T = 5 s; f = 0,5 Hz
d) T = 3,26 s; f = 0,25 Hz
e) T = 0,88 s; f = 5,0 Hz
Soluções para a tarefa
O período e a frequência de oscilação do sistema massa-mola são, respectivamente, iguais a 1,26 s e 0,79 Hz. A alternativa correta é a letra b.
O que é MHS?
O movimento harmônico simples, também conhecido pela sigla MHS, é um sistema físico no qual uma partícula ou sistema varia a sua posição por volta de uma posição de equilíbrio. Um sistema massa-mola é um exemplo de sistema que oscila em um MHS.
O que é período de oscilação?
O período(T) de oscilação de um sistema massa-mola é o tempo necessário para que o sistema complete uma oscilação e pode ser calculada pela seguinte fórmula:
O que é frequência de oscilação?
A frequência (f) de oscilação de um sistema massa-mola é a quantidade de oscilações completas pelo sistema em um intervalo de tempo de um segundo, ou pela seguinte fórmula:
Em um sistema massa-mola com uma mola de constante elástica igual a 50 N/m e com um corpo de massa igual a 2 kg é possível utilizar a primeira fórmula para calcular o período do sistema:
Do inverso deste período para cálculo da frequência:
Saiba mais sobre frequência e período em:
https://brainly.com.br/tarefa/3222537
#SPJ2