Os versos abaixo, do compositor Assis Valente, procuram retratar o encontro de uma dona de casa com um recen- seador do IBGE. Recenseamento Em 1940 Lá no morro começaram o recenseamento E o agente recenseador esmiuçou a minha vida foi um horror E quando viu a minha mão sem aliança encarou a criança que no chão dormia E perguntou se meu moreno era decente E se era do batente ou era da folia Os versos da canção permitem pensar em dois indicadores demográficos passíveis de serem obtidos a partir das informações buscadas pelo recenseador. Esses indicadores referem-se especificamente a) à taxa de urbanização e taxa de ruralização. b) à terceirização e à taxa de matrimônios estáveis. c) ao êxodo urbano e à taxa de alfabetização de adultos. d) ao saldo migratório e à renda per capita urbana. e) à taxa de fecundidade e à população economicamente ativa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Letra e.
Nota-se, por intermédio da leitura do trecho acima, uma evidente relação entre a taxa de fecundidade, que é muito elevada e é baseada na ausência de planejamento familiar, principalmente nos centros em que não há processos de devida urbanização.
Acerca da população economicamente ativa, podemos observar a relação no seguinte trecho: "E se era do batente ou era da folia", apresentando os fatores relacionados com o ato de trabalhar, ou apenas, de festejar.
Perguntas interessantes
Informática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
História,
1 ano atrás