Os solos dos ecossistemas possuem uma fase gasosa semelhante à composição da atmosfera, além das fases sólida e líquida, correspondente aos minerais, água e materiais dissolvidos. Devido ao metabolismo das raízes e dos organismos que compõem sua diversa comunidade biótica, há variação nos teores de oxigênio e dióxido de carbono presentes nos diferentes solos. Nos experimentos apresentados, os resultados da biorremediação de poluição por hidrocarbonetos são avaliados em termos da quantidade de CO 2 desprendido das amostras do solo. Justifica-se esse processo, pois o dióxido de carbono a) foi consumido nas amostras de solos virgens, ao contrário dos solos contaminados, onde foi produzido. b) foi consumido em menor quantidade nas amostras onde há abundância de hidrocarbonetos derivados de petróleo. c) foi produzido em maior quantidade nas amostras ricas em hidrocarbonetos, que servem como fonte de energia para o A. versicolor. d) foi produzido em menor quantidade nas amostras ricas em A. versicolor e pobres em nutrientes adequados. e) estabiliza a poluição dos solos por hidrocarbonetos, que podem ser apenas parcialmente degradados por bactérias ou fungos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A alternativa B) é a correta.
Onde há mais hidrocarbonetos derivados do petróleo são menos consumidos pois o metabolismo das plantas no solo é bem mais lento e deficitário, o que leva ao menor consumo do dióxido de carbono.
Solos limpos, sem estarem contaminados por derivados do petróleo, permitem que as planta possam expressar eficientemente o seu metabolismo, consumindo mais dióxido de carbono no processo de fotossíntese.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
História,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
ENEM,
11 meses atrás
Inglês,
1 ano atrás