Os sistemas de gerenciamento da cadeia de suprimentos (Supply Chain Management SCM) apoiam a condução do relacionamento das empresas com os fornecedores. Você deverá explicar ao seu gerente de produção como a adoção dos sistemas DE PRODUÇÃO KANAN e JIT- Just in time - estão dentro da filosofia do SISTEMA SCM Qual a estrutura de cada um dos sistemas e por que eles se harmonizam com o SCM.
Soluções para a tarefa
Resposta: O supply chain management ou gestão da cadeia de suprimentos, é um processo de gestão de todos os elos logísticos, focado na eficiência dos resultados. Várias atividades envolvem a prática do SCM, como gerenciamento de fluxos de mercadorias, de serviços e de finanças, além de maior integração com os clientes e demais elos da cadeia.
A intenção é promover a elevação do nível de serviços e reduzir custos, aumentando a competitividade das empresas. O uso das técnicas de supply chain management é essencial para as empresas que desejam se destacar, com eficiência e resultados, no setor logístico. Afinal, esse trabalho envolve diversas atividades além de entregar mercadorias. A agilidade e a boa gestão de todas as operações são essenciais para aumentar a produtividade e, por consequência, a competitividade corporativa.
Também ouvimos falar do sistema de produção KANAN e JIT- Just in time e eles estão dentro da filosofia do SISTEMA SCM. Mas como assim?
O Just in Time é uma filosofia de produção, a ideia central é produzir na quantidade certa e no momento ideal em que o produto é requisitado. A solicitação pelo produto é que direciona toda a produção. Esse sistema tem como objetivo Eliminação de estoques, Eliminação de desperdícios, Produção em fluxo contínuo, Esforço contínuo na resolução de problemas, Melhoria contínua dos processos; Na época em que foi criado, o Just in Time foi desenvolvido para solucionar uma problemática dentro da Toyota: como produzir diferentes modelos de produtos, sendo que cada um tem uma demanda específica, Tudo isso com o mínimo de atraso possível.
O JIT em associação com a técnica Kanban, , é capaz de organizar a produção de diversos produtos, de maneira em que eles fiquem prontos rapidamente e também o acompanhamento mais claro das atividades, gerando melhorias contínuas. Além de evitar desperdícios.
A técnica Kanban também faz parte do Sistema Toyota de Produção, ela serve como um aporte ao Just In Time. É uma técnica que auxilia o gerenciamento das atividades da empresa, visando entregar um produto final de qualidade e na hora certa.
Kanban é o nome dado a uma técnica de organização por cartões, que ordena o fluxo da produção. Esse método consiste em utilizar tipos de “post-it” para sinalizar o andamento dos fluxos de produção dentro da empresa.
Na técnica Kanban são determinadas as etapas pelas quais um produto passará antes de sua conclusão. Os cartões são utilizados para autorizar a produção e movimentação de itens ao longo do processo. Assim, os profissionais necessários para a produção sabem qual a hora de realizar seu trabalho e quanto tempo têm para tal.
A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção com informações sobre quando, quanto e o que produzir. A técnica permite:Otimização dos setores produtivos, Aumento da produtividade, Redução dos períodos de produção interna e entrega do produto final, antecipar os prazos de entrega de maneira mais exata.
Logo podemos concluir que essas duas técnicas visam a mesma filosofia do sistema de SCM, que é de gerenciamento de produção, com qualidade, com agilidade e fazendo com que o produto final seja entregue no prazo e qualidade que o consumidor espera, tudo isso em uma forma eficaz e eficiente, com prazo planejado e gerenciado.
Explicação: