ENEM, perguntado por joaolucasjl7, 1 ano atrás

Os sistemas de distribuição de energia elétrica estão passando por uma fase de transição. Em um primeiro momento, estes sistemas eram relativamente simples: consistiam apenas de alimentadores que levavam a potência elétrica até os consumidores, em um fluxo de potência unidirecional, das subestações de distribuição até os pontos de consumo. Este modelo predominou durante muitos anos desde a concepção dos primeiros sistemas elétricos de potência. No entanto, com as mudanças das redes de distribuição no cenário atual, a forma tradicional de operação dos sistemas de distribuição já não mais se sustenta, sendo necessário um gerenciamento ativo deste tipo de rede. É necessário levar a automação aos sistemas de distribuição, de forma que as ações de correção e despacho da distribuição ocorram em sinergia com os equipamentos existentes. A modernização dos sistemas de distribuição de energia elétrica ocorre de maneira lenta e gradual. A figura-1 a seguir ilustra a ideia de geração distribuída, uma das mudanças de paradigma que estão acontecendo nos sistemas de distribuição.



Figura-1

Setor

Considerando que o texto apresentado têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre automação do sistema de distribuição de energia elétrica, contemplando pelo menos:



a. Motivações para a automação do sistema de distribuição de energia.

b. Geração distribuída e prosumidor*

c. Redes inteligentes.

Soluções para a tarefa

Respondido por diegodizarro
24

Resposta:

         A cada dia enfrentamos o dever de fazer o amanhã melhor que hoje e assim sucessivamente, na colonização não havia energia. Em 1879, com o invento do Dínamo e da Lâmpada Elétrica, a eletricidade chegou ao Brasil. Em 1881, foi inaugurada a primeira iluminação externa pública do país, na atual Praça da República – São Paulo. A primeira usina hidrelétrica do Brasil foi lançada em 1883, no estado de Minas Gerais.

         O mundo gira em torno da energia. Seu trajeto começa nas hidrelétricas, transportada do interior para as cidades por cabos de transmissão, distribuída pela companhia local para ser, finalmente, utilizada nos lares de milhões de pessoas por todo o mundo.

         O destino dela não é único. Ela pode ser usada em várias atividades, como no setor industrial, para a produção de fábricas, transporte, nos carros, ônibus, trens, agropecuário, comércio, público, onde, por exemplo, há o consumo de eletricidade na iluminação pública, ou qualquer evento público como comemorações e, finalmente, residencial, onde a energia é usada pela população, em suas casas, para viver.

         Os três maiores consumidores de energia no Brasil: a indústria, as residências e o transporte. Conseqüentemente, os maiores danos ambientais provém deles. Para que seja garantido um "futuro verde" esses três setores, em especial, devem mudar. As industrias devem adotar métodos de produção alternativos, que causem menos problemas ao planeta.

         Uma das soluções apresentada são as  redes inteligentes podem ser habilitadores de novos mercados de energia que permitam uma integração mais eficiente dos sistemas de geração de energia renovável, em particular, a eólica e solar. Compreende também a integração de sistemas de baterias para acomodar com mais flexibilidade uma maior penetração da geração renovável em larga escala. Na área de transmissão de energia, a implantação de PMUs (Phasor Measurement Units) possibilita uma monitoração sincronizada dos estados da rede.

         A população deve se conscientizar também, a população deve usar produtos ecológicos e biodegradáveis em suas casas e não devem desperdiçar eletricidade em ações rotineiras, como esquecer a televisão ligada. Tudo aponta para a conscientização da população quanto aos problemas do meio ambiente que cabe a nós mesmos resolve-los.

Explicação:

Texto Básico,  Tenta sorte :)

Respondido por ENEIASCARVALHO
6

Resposta:

Tendo em vista que na pré-história os Homens primitivos ainda não conheciam como produzir o fogo e assim esperavam cair um raio sobre a vegetação para aproveitar a energia produzida pelo raio entende-se que a energia é conhecida pelo homem desde que viu o primeiro raio no céu e não soube identificar o que era. Sabendo que com a descoberta do fogo a vida dos primitivos se tornou mais fácil e assim surgiu a primeira forma de gerar energia.

      Por meio dessas informações fica claro que desde a antiguidade a energia é importante para humanidade e na atualidade são impossíveis avanços tecnológicos sem a inovação das fontes de energia.

No Brasil o sistema de eletricidade teve inicio em 1879 por meio da invenção de dínamo da lâmpada elétrica. Logo a seguir no ano de 1881 na atual praça da republica (são Paulo) houve a primeira inauguração de iluminação nos país. Em seguida no ano de 1983 foi desenvolvida a primeira hidrelétrica do Brasil no estado de minas gerais.  

O mundo de forma geral necessita da energia para ter um crescimento  significante.Pois praticamente em todos o lugares estamos rodeados dos sistemas de energias por exemplo os automóveis ,celulares,casas ,setores industrial  todos dependem da energia.Para que a energia chegue ate os consumidores finais é efetuada a rede de distribuição ,sendo constituída por principais sistemas de geração ,sistemas de transmissão ,e sistemas de distribuição e consumo.Esse sistema tem inicio nas concessionárias energia sendo transportada do interior para as cidades por cabos de transmissão, distribuída pela companhia local para ser, finalmente, utilizada pelos seus consumidores finais.

Com os avanços tecnológicos, na atualidade é explorado o sistema de redes inteligentes dentre ele podemos destacar o sistemas de automatização de residências tendo em vista ter uma casa totalmente automatizada era uma coisa inimaginável para a maioria das pessoas, pois somente o fato de ter energia elétrica em casa já era o suficiente. Com o passar do tempo começaram a aparecer novas tecnologias, transformando o mundo em uma sociedade moderna. Um dos modelos de sistemas inteligente são as diferentes formas de gera energia, sendo possível podermos gera energia por meio do vento, sol e outros. Podendo esse ser interligado a sistema de concessionária sendo efetuado ajuste conforme a necessidade de consumo.

Perguntas interessantes