Os pronomes são as palavras que, geralmente, substituem o nome e são capazes de estabelecer a coesão de um texto. Dessa forma, leia o trecho retirado do texto O gigolô das palavras, de Luís Fernando Veríssimo, e responda ao que é solicitado.
[] Minha implicância com a Gramática na certa se deve a minha pouca intimidade com ela. Sempre fui péssimo em Português. Mas [] vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão dispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas custas. E tenho com elas a exemplar conduta de um cáften profissional. Abuso delas. Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras. Exijo submissão. Não raro, peço delas flexões inomináveis para satisfazer um gosto passageiro. Maltrato-as, sem dúvida. E jamais me deixo dominar por elas. Não me meto na sua vida particular. [...]
Disponível em: Acesso em 11 jul 2017.
A partir dos estudos feitos, vemos que os termos em destaque são considerados pronomes, pois substituem, por exemplo, o nome utilizado anteriormente. Nesse sentido, a partir da leitura do trecho acima, analise as afirmativas abaixo.
I. suas, elas, delas estão retomando a palavra Gramática;
II. suas, elas, delas estão retomando a palavra palavras;
III. Podemos classificar os pronomes destacados em: Suas= pronome possessivo; Elas= pronome pessoal do caso reto; Delas= pronome possessivo.
A(s) afirmativa(s) correta(s) está (estão) apresentada(s) em:
a--I e II.
b--I e III.
c--Apenas em II.
d--II e III.
e--Apenas em III.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Letra d) II e III
"Sou um gigolô das palavras. Vivo às suas (das palavras) custas. E tenho com elas (as palavras) a exemplar conduta de um cáften profissional"
"Abuso delas (as palavras). Só uso as que conheço, as desconhecidas são perigosas e potencialmente traiçoeiras"
suas = pronome possessivo.
elas = pronome pessoal do caso reto.
delas = de(preposição de posse) + elas(pronome pessoal do caso reto), logo indica algo que esta em posse de uma terceira pessoa.
Perguntas interessantes