Os processos diagnósticos no campo da deficiência intelectual têm sido realizados pela medicina e pela psicologia. Quando produzidos a partir da medicina, referem a concepções organicistas de deficiência, com ênfase na dimensão biológica associada à etiologia. Quando produzidos a partir da psicologia, caracterizam-se por serem diagnósticos psicométricos. Em termos conceituais, a partir de uma perspectiva clínica, o conceito de deficiência intelectual apresentado pela Organização Mundial de Saúde (1993), envolve dois componentes essenciais: a idade cronológica e a cultura social.
A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir.
I. Do ponto de vista médico, os diagnósticos no campo da deficiência intelectual são produzidos por meio de testes psicométricos.
II. Com base no olhar clínico o sujeito deve apresentar incapacidade tanto no funcionamento intelectual como na conduta adaptativa, na comunicação, nos cuidados pessoais, nas habilidades sociais, etc.
III. Clinicamente, o sujeito deve apresentar um funcionamento intelectual significativamente abaixo da média, que se manifesta desde a primeira infância, assim como incapacidade de se adaptar às demandas culturais da sociedade.
É correto apenas o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta: I. Do ponto de vista médico, os diagnósticos no campo da deficiência intelectual são produzidos por meio de testes psicométricos.
Explicação:
Perguntas interessantes
Inglês,
7 meses atrás
Saúde,
7 meses atrás
Informática,
7 meses atrás
Administração,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás