Saúde, perguntado por ambientalwelton, 3 meses atrás

Os processos de conservação baseiam-se na destruição total ou parcial dos microrganismos capazes de alterar o alimento, ou na modificação ou eliminação de um ou mais fatores (intrínsecos ou extrínsecos) que são essenciais, de modo que o alimento não se torne favorável ao desenvolvimento microbiano. Sobre a ação do calor na conservação dos alimentos, assinale a alternativa correta:

A. A utilização de calor promove a eliminação total de toda a carga microbiana dos alimentos e, por isso, proporciona vida de prateleira longa.
B. A utilização do calor como método de conservação tem como objetivo destruir e/ou reduzir o número de microrganismos deteriorantes e patogênicos nos alimentos. Além disso, o uso dessa forma de energia serve para inativar as enzimas autolíticas, naturalmente presentes nos alimentos, responsáveis pelos processos de sua deterioração e putrefação.
C. O valor D representa a quantidade de microrganismos presentes no alimento e, por isso, está associado à temperatura a qual o processo térmico deve ocorrer para eliminar 100 % da flora inicial.
D. Quanto menor for a quantidade de microrganismos, maior será a resistência térmica e, por isso, maior será o valor
D. E. O processo de aquecimento de alimentos é um dos principais métodos de conservação, pois dispensa os cuidados higiênicos com a matéria-prima, pois os microrganismos serão completamente eliminados durante o processamento, garantido a qualidade e segurança do produto.


ambientalwelton: Alternativa B. A utilização do calor como método de conservação tem como objetivo destruir e/ou reduzir o número de microrganismos deteriorantes e patogênicos nos alimentos. Além disso, o uso dessa forma de energia serve para inativar as enzimas autolíticas, naturalmente presentes nos alimentos, responsáveis pelos processos de sua deterioração e putrefação.

Soluções para a tarefa

Respondido por llingmaster
1

Resposta:

B

Explicação:

Alternativa B. A utilização do calor como método de conservação tem como objetivo destruir e/ou reduzir o número de microrganismos deteriorantes e patogênicos nos alimentos. Além disso, o uso dessa forma de energia serve para inativar as enzimas autolíticas, naturalmente presentes nos alimentos, responsáveis pelos processos de sua deterioração e putrefação.

Perguntas interessantes