Os principais parâmetros que definem a qualidade da água de uma piscina são o pH e a alcalinidade. Para a água ser considerada própria, o pH deve ser mantido próximo de 7,0, para garantir o conforto do banhista e a eficácia dos agentes bactericidas. Já a alcalinidade, expressa em concentração de íon bicarbonato, deve ser em torno de 100 g m-3. A propriedade anfotérica desse íon garante que qualquer substância ácida ou básica introduzida seja prontamente neutralizada, conforme mostram as equações químicas abaixo:
Ao adicionar carbonato de sódio na água de uma piscina, que está em condições consideradas adequadas para o banho, ocorrerá:
a) pequena diminuição do pH e da alcalinidade.
b) pequena diminuição do pH e pequeno aumento da alcalinidade.
c) pequeno aumento do pH e da alcalinidade.
d) pequeno aumento do pH e pequena diminuição da alcalinidade.
e) pequena diminuição do pH e nenhuma variação da alcalinidade.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
26
c) pequeno aumento do pH e da alcalinidade.
A molécula de carbonato de sódio é compreendida como uma molécula capaz de dissolver íons OH-, quando em contato com solução aquosa, o que leva ao aumento da alcalinidade e aumento do pH.
Todavia, pelo fato da água estar representada como um sistema tampão, rapidamente esta variação será corrigida, para que o pH seja restabelecido, assim como ocorre no tamponamento sanguíneo.
Respondido por
0
Resposta:
letra c
Explicação:
Perguntas interessantes