Sociologia, perguntado por geanamorim96, 6 meses atrás

os principais nomes da defesa da consciência negra​

Soluções para a tarefa

Respondido por 4544299526
0

Resposta:

Zumbi dos Palmares,Dandara Palmares,Aqualtune, Nelson Mandela

Respondido por joanejjms10
0

Resposta:

Olá!! Bom dia!!

Zumbi dos Palmares:  

Zumbi dos Palmares foi um dos líderes do Quilombo dos Palmares e ficou conhecido por ter liderado a resistência do quilombo contra os ataques portugueses, no século XVII. Zumbi dos Palmares foi líder do Quilombo dos Palmares, entre 1678 e 1694, e acabou sendo emboscado e morto pelos portugueses, em 1695.

Joaquim Nabuco:

Político e diplomata, era de família aristocrática e cresceu acompanhando o sofrimento dos escravos. Defendeu a abolição com unhas e dentes durante o reinado de Dom Pedro II.

Castro Alves:

Poeta baiano, usou sua obra para criticar e combater a escravidão. Ficou imortalizado como o “Poeta dos Escravos”.

José do Patrocínio:

Filho de um padre com uma escrava, José do Patrocínio lutou ativamente pela abolição e pela proclamação da República.

Francisco José do Nascimento:

Conhecido como “Dragão do Mar”, foi um jangadeiro que lutou para acabar com o movimento dos navios negreiros no Ceará. Por sua luta, o estado nordestino acabou com a escravidão antes do resto do país.

Cruz e Sousa:

Poeta e expoente do movimento simbolista na literatura, se engajou ativamente na luta não apenas pela abolição, mas também pelo fim do preconceito racial.

João Cândido:

O “Almirante Negro” era militar da Marinha e liderou a “Revolta da Chibata”, que exigia o fim dos castigos físicos nas embarcações. Foi imortalizado na música “Mestre-Sala dos Mares”, de João Bosco e Aldir Blanc.

Mãe Menininha do Gantois:

Líder religiosa do candomblé, atuou ativamente na Bahia e conseguiu angariar respeito e admiração com sua postura gentil e pacificadora.

Carolina de Jesus:

Mineira, migrou para São Paulo e se tornou catadora de papel e moradora de favela. Passou a escrever seu cotidiano em um diário e os escritos viraram o livro “Quarto de Despejo”, um símbolo da luta contra o preconceito racial e social no Brasil.

Explicação:

Espero ter ajudado!!!

Perguntas interessantes