Os peroxissomos podem realizar suas funções em cooperação com outras organelas, ou seja, ocorre uma integração funcional. Sobre esse assunto, leia as afirmativas a seguir e assinale a resposta correta. I. Os cloroplastos produzem glicolato, que é passado para o peroxissomo para ser convertido em glicina. II. A beta-oxidação pode ocorrer tanto nos peroxissomos quanto nas cristas das mitocôndrias. III. Apesar de ocorrer cooperação com algumas organelas, o peroxissomo não apresenta integração funcional com o retículo endoplasmático. IV. Um defeito no peroxissomo pode desencadear estresse oxidativo na mitocôndria. As afirmações I, II e III estão corretas. As afirmações II, III e IV estão corretas. As afirmações II e III estão corretas. Somente a afirmação II está correta. As afirmações I e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
II
Explicação: devido beta oxidação
Com referência aos Peroxissomos e suas funções em cooperação com outras organelas, a alternativa correta é a letra E.
- E) As afirmações I e IV estão corretas.
Avaliando as afirmativas sobre os Peroxissomos
I. Está correta, pois de fato uma das funções dos cloroplastos é a produção de glicolato, que passa para o peroxissomo sendo convertido em glicina.
II. Está incorreta, de fato a beta-oxidação ocorre nos peroxissomos e nas mitocôndrias, porém, em cadeia longa, processo que a mitocôndria não é capaz de fazer.
III. Está incorreta, o peroxissomo apresenta integração funcional com o retículo endoplasmático, pois são organelas e estão presentes em praticamente todas as células eucarióticas.
IV. Está correta, de fato a ausência do peroxissomo ou deformidade na mitocôndria pode desencadear estresse oxidativo em sua estrutura.
Aprenda mais sobre Organelas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/20744472
#SPJ2