ENEM, perguntado por MariaTereza712, 11 meses atrás

Os pais de Ana procuram um psicólogo clínico com a seguinte queixa: Ana tem 10 anos de idade, é muito tímida eretraída, principalmente na escola e no clube onde faz esportes; não consegue ter amigos e evita as situações de maiorexposição na classe, bem como as competições no clube. Em casa é extremamente cordata, boazinha, não dá trabalho,a não ser o fato de que em algumas noites acorda e diz ter pesadelos. A mãe por vezes acha que Ana tem muito medodo pai, que é uma pessoa muito rígida. Na escola é boa aluna, faz todas as lições, tira boas notas, mas participa poucoem classe.Ana foi adotada com 10 dias de vida. O casal não podia ter filhos e procurou uma associação religiosa para ajudá-los e aadoção seguiu todos os trâmites legais. O outro filho, de 9 anos, também foi adotado. Ambas as crianças sabem queforam adotadas.Nas entrevistas, a mãe deixa claro que se preocupa muito com Ana, principalmente porque agora já está ficando maismocinha e notou que em seu último aniversário, quando indagada sobre que presente gostaria de ganhar, Anarespondeu que não queria nada, pois seus pais já faziam muito por ela. Além disso, observa que Ana evita tomar sol einsiste em usar filtro solar 30. Conversando com Ana sobre o porquê desta necessidade, percebeu que esta se consideramuito morena em relação aos pais (são loiros e o irmão é loiro) e por esta razão também gostaria de que Ana fosseajudada. O pai compareceu às entrevistas embora tenha deixado claro não acreditar em psicoterapia, mas aceita queseja feita uma avaliação em função das preocupações da mãe.De acordo com a sua abordagem preferencial (Comportamental, Psicodinâmica ou Existencial-humanista), responda àsseguintes questões, levando em conta a constelação familiar, além da condição de adoção, que possam estarrelacionadas com o desenvolvimento de Ana.a)É necessário que Ana seja atendida por um psicólogo? b)Que hipóteses diagnósticas podem ser levantadas? c) Qual a proposta de avaliação e/ou tratamento? d)Abordar aspectos pertinentes à situação

#ENADE

Soluções para a tarefa

Respondido por ksvieira04
16

a. Ana expressa uma necessidade por atendimento psicológico devido o sofrimento a qual tem vivido e os sentimentos como o de não aceitação. Caso o atendimento psicológico não seja iniciado tais conflitos podem se intensificar e ocasionar ainda mais prejuízos à criança.

b. Como hipótese diagnóstica a depressão pode ser levantada, uma vez que Ana demonstra questões referentes a sua autoestima e sua autoaceitação, além de ser possível considerar o quanto seus sentimentos referentes ao seu não merecimento de amor dos pais e por se sentir diferente deles, podem reforçar crenças como a sua não aceitação devido a adoção.

c. Como proposta de avaliação e tratamento a psicoterapia é indicada de modo que Ana possa ressignificar seus sentimentos e pensamentos quanto a si mesma, além de ser uma oportunidade de autoconhecimento. Além disso, a família precisa se envolver neste processo de tratamento para que seus pais possam compreender e respeitar as necessidades de Ana, posto que nos relatos colhidos eles demonstram não se atentarem para estas questões o que pode reforçar ainda mais o quadro de Ana.

d.  Alguns aspectos pertinentes à situação apresentada e a abordagem adotada do psicólogo são as questões envolvendo os pais de Ana e a resolução de seus conflitos internos, como se os mesmos já souberam lidar com o fato de não poderem ter filhos biológicos e agora terem dois filhos adotivos. Além de abordar a adoção e os medos de Ana quanto à rejeição e de ser abandonada. Fazendo a família pensar sobre o que é a adoção e seus processos.

Espero ter ajudado !

Perguntas interessantes