Situação: Psicólogo é indicado pelo juiz da Vara de Família para realizar perícia psicológica, a fim de trazer elementosque contribuam para a decisão do juiz, no seguinte caso:Trata-se de um casal, ambos profissionais de nível superior, a mãe com 34 anos e o pai com 38, divorciados há trêsanos e atualmente em litígio. O pai solicita mudança da guarda da filha de 9 anos, atualmente com a mãe, pois queixase de que a filha não tem comparecido às visitas quinzenais de fins de semana e que ele quer acompanhar odesenvolvimento da filha e ter a chance de contribuir em sua educação e formação. Acredita que a menina nãocompareça às visitas por influência da mãe, que pretende afastá-lo do convívio com sua filha. Acha que uma criança de9 anos é muito pequena para decidir sobre isso e solicita intervenção da justiça.A mãe relata que seu ex-marido sempre foi violento, que a filha tem muito medo do pai e não manifesta vontade em vê-lonas visitas quinzenais. Acredita que o pai solicite a guarda neste momento apenas movido por interesses financeiros,para não ter que pagar pensão alimentícia e também por querer atormentá-la. Pede à justiça que a vontade da filha sejarespeitada.a)O que seria esperado da atuação do psicólogo? b)Relacione pontos que você considera importantes, explicitando os aspectos éticos envolvidos.
#ENADE
Soluções para a tarefa
a. Conforme as informações fornecidas é possível afirmar que a posição esperada do psicólogo é a de buscar informações através de visitas domiciliares, entrevistas e conversas com a filha, a mãe e o pai para que se possa compreender por meio da observação dos comportamentos a vontade real da criança e o quanto cada um, pai e mãe, está tentando intervir nisso.
b. Para que o psicólogo mantenha sua postura ética mediante esta situação é necessário que ele ao entrevistar a família, faça isso de modo individualmente, ou seja, não converse com a filha na presença de um dos pais. Além disso, buscar respeitar a vontade, investigada, da filha e como está o seu desenvolvimento. Para verificar se as informações fornecidas, por meio da mãe que acusou o pai de ser violento, pode-se, caso necessário, buscar a ficha criminal do pai e tentar conversar com outros membros da família.
Espero ter ajudado !