História, perguntado por Resposta99, 7 meses atrás

Os movimentos contestadores e reformistas subsequentes a Lutero, tais como: o calvinista, o anglicano, [...] provocaram profundas mudanças na vida religiosa na Europa [...]. Mais do que a crítica institucional [...] apontaram para uma nova posição religiosa do cristão para com o sagrado. Sem as intermediações [...] os fiéis passaram a ter acesso direto ao divino por meio da leitura dos textos bíblicos. A tradução da Bíblia para o alemão pode ser considerado o ápice da quebra do monopólio do sagrado por parte da Igreja romana. E essa necessidade [...] marcou profundamente a identidade desses grupos religiosos e também direcionou a fundação e atuação das novas confissões eclesiásticas que investiam na alfabetização de seus novos membros.


GONÇALVES, Carlos; BELLOTI, Karina; SEAWRIGHT, Leandro. Protestantismo e História. In: Fronteiras: Revista de História. Dourados-MS: v. 19, n. 34, 2017, p. 7.


O texto em análise esclarece que os movimentos religiosos reformistas possuem em comum


A) o apoio dado à Igreja Católica no momento em que esta instituição sofria ataques das monarquias recém-consolidadas.


B) novas práticas, diferentes das da Igreja Católica, como a valorização do contato dos indivíduos com os textos bíblicos.


C) o apreço pelo texto bíblico e sua valorização na realização das mudanças internas que a Igreja Católica necessitava.


D) a maior dependência do indivíduo em relação às novas instituições religiosas que o protegiam dos ataques da Igreja.


rweherthegrw: eu acho que eh a B
rweherthegrw: li de nv eu acho que eh a C

Soluções para a tarefa

Respondido por kauaribeiropaladino
34

Resposta:

 C) o apreço pelo texto bíblico e sua valorização na realização das mudanças internas que a Igreja Católica necessitava.

Explicação:

Confia mano, confia


guilhermegomestogo80: crtz/
lunagabilon: Vc è de qual escola ?
lrcs: esse tal de aula on-line vcs estao aprendendo alguma coisa ??
babymlm28: não
nathalietonglet: véi tudo besteira
claramarra09: Descobriram a resposta?
euGO: eu estou apendendo sim com aula online, se vc mexer no celular, jogar, assistir video ou coisas do tipo é obvio q vc n vai aprender e eu era assim, agora se vc se esforçar vc vai sim aprender! Se dedicar e falar q n esta aprendendo é uma coisa, agora n fazer questao da aula e falar q n esta aprendendo já é outra
renatomartinsrmbm: Ok ok, concordo, mas se você acha que muitas pessoas que não assistem aula online e depois falar que não entendeu, tudo bem, quem sou eu para jugar!, agora se vc não concorda com isso porque está nesse aplicativo?, se você não sabe esse aplicativo é para *RESPONDER* e *ESCLARECER DUVIDAS*.
renatomartinsrmbm: Esse foi meu ponto de vista
y2k3: e a B
Respondido por EduardoPLopes
10

É correta a alternativa B, sendo o Calvinismo, Luteranismo e Anglicanismo formas diferentes de viver a religião cristã, todas elas marcadas pela ideia de que o fiel deveria ler e interpretar por si mesmo a Bíblia, coisa que não era aceita pela Igreja Católica na época.

Por causa disto foi muito comum que as primeiras traduções da Bíblia para línguas comuns, ou seja, que não fossem o latim ou o grego, tenham sido feitas por expoentes do Protestantismo. Em Inglês a Bíblia foi traduzida por Wyclif, enquanto que em alemão ela foi traduzida por Lutero. Isto foi bastante popular em algumas partes da Europa, tendo sido o Protestantismo bastante influente na Alemanha e na Inglaterra.

Mais sobre o tema em:

https://brainly.com.br/tarefa/6285345

Anexos:

Wyillo: é tao dificil achar alguem como você, se vc leu o texto e tentou achar a alternativa certa é pq sabe a explicação, ent pq n colocar ela ao em vez de só colocar "confia". Muito obrigado cara
Perguntas interessantes