Os métodos qualitativos vêm sendo cada vez mais usados como estratégia de investigação. Como uma estratégia qualitativa, a pesquisa‐ação naturalmente detém suas origens similares àquele polo metodológico. Todavia, a pesquisa‐ação tem identidade demarcada pela ruptura com modelos pré‐concebidos, tanto no campo de estudos quantitativos, quanto no âmbito das investigações qualitativas. Este trabalho teve como objetivo descrever e discutir os principais aspectos referentes à consecução da pesquisa‐ação como estratégia de pesquisa nas áreas da administração e contabilidade no Brasil. Traçou‐se um panorama que revela desde a origem da pesquisa‐ação, passando pelos seus propósitos, limitações, planejamento e aplicação, inclusive o diálogo junto a outros “métodos” qualitativos. No estudo foi identificado que a pesquisa‐ação, apesar de colocada como uma estratégia central dos estudos, não necessariamente teve sua aplicação, o que sinalizaria o desconhecimento ou má aplicação dessa estratégia no campo de estudo. Muito embora existam algumas características marcantes da pesquisa‐ação, como a necessidade de envolvimento do pesquisador na resolução de um problema e com os demais participantes do projeto, ou a implantação e a manutenção de uma mudança, ainda há controvérsia sobre o que de fato é pesquisa‐ação, inclusive acerca de sua aplicação.
Com base no texto acima, é possível afirmar que
A) todo estudo qualitativo pode ser classificado com pesquisa-ação
B) a pesquisa-ação não pode ser considerada como uma metodologia segura para trabalhos acadêmicos.
C)a pesquisa-ação seria mais efetiva se fosse desenvolvida a partir de tratamento de dados quantitativos.
D) dos trabalhos pesquisados por Santos et al. (2017), nem todos se adequavam ao conceito de pesquisa-ação
E) todos os campos de estudo devem priorizar a pesquisa-ação.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Alternativa D. Nem todos os trabalhos analisados pelos autores usaram efetivamente a metodologia de pesquisa-ação, embora indicassem isso na descrição do método.
- O texto apresentado em excerto pertence ao artigo científico "Tem ação nessa pesquisa? Um levantamento da pesquisa‐ação como estratégia de pesquisa qualitativa".
- O autor principal é José Glauber Cavalcante dos Santos, junto com outros (a referência, neste caso, é "et alii", abreviada para "et al").
- Os autores analisaram vários trabalhos das áreas de contabilidade e administração para avaliar o uso da metodologia de pesquisa-ação.
A metodologia da pesquisa-ação
Metodologias são as estratégias usadas pelos trabalhos científicos para chegar ao conhecimento ou efetuar pesquisa.
- Uma das grandes divisões é entre métodos quantitativos (baseados em estatística) e qualitativos (baseados em análise, que pode ser subjetiva).
- A pesquisa-ação é uma modalidade qualitativa.
- Ela se caracteriza pelo fato de que o pesquisador se integra ao fenômeno estudado.
- É um rompimento com o paradigma de distância científica. No lugar de observar de fora, o pesquisador participa daquilo que pesquisa.
- A metodologia é muito empregada em estudos antropológicos e sociológicos de campo.
Continue aprendendo sobre pesquisa-ação aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/25074285
#SPJ1
Perguntas interessantes