Na década de 1920 iniciou-se no Brasil a luta contra o predomínio do coronelismo. Para isso, ocorreu um movimento por reformas político-administrativas e econômicas, liderado por jovens idealistas pertencentes à classe média urbana, que não suportavam mais a situação humilhante de defender pelas armas governadores que não se ajustavam à política dominante. Esse movimento foi:
a) O tenentismo.
b) O trabalhismo.
c) O integralismo.
d) O comunismo
e) O queremismo
Soluções para a tarefa
O coronelismo se mostrou insustentável para as camadas médias e urbanas da sociedade brasileira pois somente privilegiava as elites estaduais que controlavam o Brasil durante a República Velha. Diversos movimentos surgiram para contrapor o domínio dos governadores no país, em especial um formado por jovens oficiais de baixa patente de origem da classe média urbana que participaram de diversas revoltas a partir da década de 20, sendo a Coluna Prestes uma das principais revoltas promovida por esse grupo.
- Esse movimento foi:
a) O tenentismo.
- Como os tenentes participaram da política brasileira?
Os tenentes participaram ativamente da vida política brasileira por décadas, primeiro contestando o poder vigente e depois participando dele. Após a Revolução de 1930 e a consequente chegada de Getúlio Vargas ao poder, a chefia de vários estados foi parar nas mãos de tenentes. Nos anos que se seguiram, diversos postos de chefia do alto escalão da política brasileira foram ocupados por ex-tenentes.
Continue estudando em:
- O que foi a Coluna Prestes?
https://brainly.com.br/tarefa/1064432
Bons estudos!