Os maiores focos de diversidade biológica em nosso planeta encontram-se nas regiões costeiras e nas regiões que abrigam florestas tropicais. A biodiversidade marinha e costeira forma o conjunto mais amplo de biomas do planeta, cobrindo cerca de 71% da superfície terrestre. As regiões costeiras estão entre os ecossistemas naturais mais produtivos (estuários, lagunas, recifes de coral, etc.). A diversidade biológica marinha é comparável às florestas tropicais terrestres (BUCKERIDGE, 2007).
A citação acima é de um artigo, disponível no link a seguir, onde o autor traz reflexões sobre mudanças climáticas e biodiversidade. Leia o artigo e, em seguida, julgue os itens em VERDADEIRO ou FALSO.
http://www.multiciencia.unicamp.br/artigos_08/a_05_8.pdf
I - Durante milhões de anos, diariamente, nosso planeta tem sido varrido por pulsos de luz solar que aquecem a sua superfície e, consequentemente, os gases em sua atmosfera.
II - Ao longo do tempo geológico os organismos vivos passam por períodos de grandes mudanças que afetam populações inteiras, mas fenômenos naturais não causam extinção de espécies.
III - O aumento nos gases do efeito estufa provoca mudanças ambientais muito rápidas, mas não afeta os ecossistemas marinhos, já que estes são mais adaptados às mudanças de temperatura.
IV - As mudanças climáticas ocorrem apenas em decorrência das atividades antrópicas, logo várias espécies não conseguem migrar com rapidez suficiente para encontrar um ambiente adequado para a sua adaptação.
V - O principal mecanismo de perda de diversidade biológica seria a perda de diversos tipos de hábitat, gerada pelo desaparecimento de certas espécies e consequentemente de várias das espécies associadas à primeira.
Está (ão) correta (s):
Apenas II e IV.
Apenas II, IV e V.
Apenas III e V.
Apenas I e V.
Apenas II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
A resposta correta é:
- Apenas I e V.
- Apenas I e V.
marciodecastro2:
CORIGIDA NO AVA E ESTA CORRETA
Respondido por
0
Resposta:
Apenas I e V.
Explicação: CORRIGIDA
Perguntas interessantes