Ed. Moral, perguntado por antonioeeverton12, 11 meses atrás

Os líderes religiosos não têm preocupação restrita apenas à sua Tradição

Religiosa, mas, com base na sua experiência religiosa, olham o contexto e as necessidades

específicas do povo em geral. Pesquise sobre um líder religioso, destacando uma breve

biografia e as ações que demonstram seu comprometimento em favor da justiça, do respeito e

da dignidade do ser humano.​

Soluções para a tarefa

Respondido por patriciar19
19

Resposta:

Para pensarmos nas diferenças entre ética e moral, devemos recorrer, primeiro, à raiz etimológica dessas palavras. Ética deriva da palavra grega êthos, que quer dizer “caráter”. Ela era utilizada para representar os modos de agir de uma pessoa, ou seja, suas ações e comportamentos. Uma variante de êthos era a palavra éthos, que significa “costume” e pode ser aplicada a uma sociedade. O termo latino que designa éthos é moris, de onde retiramos a palavra moral.

Explicação:

O princípio da dignidade da pessoa humana é um valor moral e espiritual inerente à pessoa, ou seja, todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito. Está elencado no rol de Princípios Fundamentais da Constituição Brasileira de 1988 e na Constituição portuguesa de 1976.

Ganhou a sua formulação clássica por Immanuel Kant, na "Fundamentação da Metafísica dos Costumes" (título original em alemão: "Grundlegung zur Metaphysik der Sitten", de 1785), que defendia que as pessoas deveriam ser tratadas como um fim em si mesmas, e não como um meio (objetos),[1][2] e que assim formulou tal princípio: "No reino dos fins, tudo tem ou um preço ou uma dignidade. Quando uma coisa tem preço, pode ser substituída por algo equivalente; por outro lado, a coisa que se acha acima de todo preço, e por isso não admite qualquer equivalência, compreende uma dignidade."[3]


patriciar19: tentei ksks
antonioeeverton12: obrigada linda ♥️
patriciar19: dnd
Perguntas interessantes