• Os indígenas aceitaram a presença dos portugueses nas suas terras? Como eles
reagiram em relação a isso?
• Havia outros povos interessados no Brasil?
Soluções para a tarefa
1. Os indígenas nativos do Brasil tiveram aceitações distintas sobre a presença dos portugueses, pois não eram um povo coeso (eram aproximadamente 1500 etnias indígenas, com diversas lideranças). Algumas tribos se aliavam aos portugueses contra tribos inimigas — e os portugueses se aproveitavam destas disputas para controle do território — enquanto outras se aliavam entre si ou entre grupos estrangeiros contra os portugueses.
2. Ocorreram diversas disputas territoriais entre portugueses e indígenas, algumas delas foram conflitos sangrentos. Indígenas contrários aos portugueses atacavam vilas, se aliavam com invasores estrangeiros (como os franceses da França Antártica, no Rio de Janeiro, com os índios tamoios e tupinambás) e algumas etnias nativas praticavam a antropofagia (canibalismo) com seus prisioneiros.
3. Diversos povos estavam interessados no Brasil, não apenas pela colonização, mas também na busca por oportunidades econômicas, como holandeses e franceses.
Índios no Brasil colonial
O primeiro documento que temos sobre os indígenas é a Carta de Descobrimento do Brasil que Pero Vaz de Caminha endereçou ao rei de Portugal, D. Manuel I. Nela, Caminha relata as feições e alguns costumes dos indígenas nativos brasileiros.
Desde os primeiros anos no Brasil, se verificou a necessidade de miscigenação com os indígenas, pois além de serem escassas as mulheres na América colonial, os portugueses buscavam alianças com tribos para assim poderem dominar territórios maiores.
Para mais informações sobre miscigenação brasileira, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/27082490
#SPJ2