1)
Coronavírus é uma família de vírus, e seu novo agente foi descoberto em dezembro de 2019 na China. Nomeada de COVID-19, esta é uma doença causada pelo SARS-CoV-2 e apresenta um quadro clínico que varia de infecções sem sintomas até problemas respiratórios graves. Entre os grupos de risco, que apresentam maior chance de desenvolvimento da condição grave da doença estão os idosos, diabéticos, hipertensos, asmáticos, entre outros. Nota-se que apesar de poucos dados a obesidade está relacionada a uma baixa resposta imune e altos índices de óbitos na população infectada. Visto isso deve-se procurar uma resposta explicando o porquê de uma população ainda tão sedentária, mesmo com incentivos a prática de atividades físicas através da disponibilização de espaços públicos. Com base no exposto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. É necessário conhecer as condicionantes relacionadas a não adesão aos programas de atividade física, e também analisar em um ponto de vista multiprofissional o desenvolvimento de ideias que incentivem participação do público.
PORQUE
II. Os programas de atividade física e saúde não estão atingindo uma parcela significativa da população, torna-se então de suma importância que os órgão responsáveis compreendam as causas e corrijam os erros.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
Um estudo publicado no The Lancet por Guthold et al. (2018) apontou que em 2016, 53,3% das mulheres e 40,4% dos homens brasileiros não praticavam atividade física suficiente. Por sua vez, Onder et al. (2020) mostraram que na Itália, no pico de mortes pela pandemia causada pelo SARS-CoV-2, os óbitos eram observados principalmente entre pacientes idosos do sexo masculino que também apresentavam múltiplas comorbidades, incluindo a obesidade. Considerando as informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:
I. Promover saúde é gerar economia para os cofres públicos, desafogar os sistemas de saúde congestionados e preparar a população para ter menos impactos em tempos de uma catástrofe como a do novo coronavírus.
II. A obesidade está relacionada a uma baixa resposta imune e altos índices de óbitos na população infectada.
III. Estimular a saúde através da atividade física e lazer não é uma tarefa impossível, mas depende do trabalho conjunto de profissionais, pesquisadores e gestores públicos.
IV. Nesse momento de crise é importante observar os efeitos do comportamento sedentário da população e iniciar a elaboração de programas para reverter os índices de sedentarismo.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)
II, III e IV, apenas.
b)
I, III e IV, apenas.
c)
I, II e III, apenas.
d)
I, II e IV, apenas.
e)
I, II, III e IV.
3)
O tema “saúde” sempre esteve presente na área da Educação Física (EF), contudo, a profissão só foi legalmente reconhecida como pertencente à área da saúde em 1997. As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação embEducação Física, promulgadas em 2002, passaram a nortear a formação profissional voltada à prevenção, reabilitação e promoção da saúde, no âmbito individual e coletivo (BRASIL, 2002). A inserção do profissional de EF no Sistema Único de Saúde (SUS) ocorreu, no entanto, somente em 2008, com a criação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), consolidando-se com a criação das Academias da Saúde, em 2011. Somente a partir de 2013 que a atividade física passa a constar na Lei Orgânica da Saúde (lei n. 8080/90) como fator determinante e condicionante de saúde.
No contexto da saúde, o profissional de Educação Física é considerado como
Alternativas:
a)
um interventor do corpo, cabendo-lhe prescrever atividade física como “remédio” para tratar a “epidemia do sedentarismo” e as doenças decorrentes de um comportamento negligente.
b)
um escultor do corpo, cabendo-lhe prescrever atividade física como “prevenção” para tratar a “epidemia da obesidade” e as doenças decorrentes de um comportamento negligente.
c)
um interventor do corpo, cabendo-lhe recomendar atividade física como “tratamento” para curar a “epidemia do sedentarismo” e as doenças decorrentes de um comportamento negligente.
d)
um fortalecedor do corpo, cabendo-lhe incentivar a atividade física como forma de curar a “epidemia da obesidade” e as doenças crônicas decorrentes de um comportamento ativo.
e)
um interventor do corpo, cabendo-lhe prescrever atividade física como “tratamento” para incentivar a “epidemia do sedentarismo” e as doenças decorrentes de um comportamento ativo.
marllonquintanilha49:
Alguém respondeu ?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
Av - Subst. 2 - Qualidade de Vida e Educação Física
Número 1
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Número 2
e)I, II, III e IV.
Número 3
a)um interventor do corpo, cabendo-lhe prescrever atividade física como “remédio” para tratar a “epidemia do sedentarismo” e as doenças decorrentes de um comportamento negligente.
Número 4
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Número 5
e)I, II, III e IV
Explicação:
Todos corrigidos pelo Ava
Perguntas interessantes
História,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás