Os indicadores foram criados para traçar um modelo de realidade para avaliar as condições e as tendências, bem como comparar as situações e os lugares, metas, objetivos e até mesmo antecipar tendências ou vislumbrar condições e no caso dos indicadores de sustentabilidade é importante que integrem as informações, ações e práticas sociais, econômicas e ambientais dando a cada um deles a importância que tem, possibilitando com isso a averiguação do alcance do desenvolvimento estabelecido pelas políticas públicas. Assinale a alternativa que corresponde ao que são os indicadores: Alternativas: a) São investimentos na área social e difusão de informação. B) São meios de mensuração e operacionalização do desenvolvimento sustentável. C) São índices para traçar um modelo de realidade para avaliar as condições ambientais e as tendências de mercado. D) São índices de sustentabilidade empresarial. E) São mecanismo de gestão ambiental.
Soluções para a tarefa
O Papel da Engenharia
É comum ouvir que “…o controle ambiental protege, mas dificulta o desenvolvimento…” e “…a Engenharia desenvolve, mas impacta…”. A sustentabilidade é a forma moderna de vencer o desafio de fazer com que a Engenharia e o meio ambiente caminhem juntos, uma vez que ambos são voltados aos interesses humanos.
A Engenharia deve ser vista como a aplicação da ciência para a utilização de materiais e recursos em benefício do ser humano. Ou seja, assim como o cuidado com o meio ambiente, o foco dessa ciência deve ser o aumento da qualidade de vida da espécie humana e sua perpetuação na Terra.
Uma obra de Engenharia nada mais será do que uma soma de materiais, esforços e recursos, se não tiver uma função social, não se prestar a trazer algum benefício ao ser humano e à sociedade, garantindo a qualidade ambiental nos diversos níveis, seja ele local, regional e até global.
O desafio da Engenharia será a arte de desenvolver e implantar tecnologias, processos e projetos que promovam a melhoria da qualidade de vida no planeta, ao mesmo tempo que atendam às demandas da sociedade por bens, produtos diversos, energia, transporte, conforto etc., sem exaurir a sua capacidade de reposição dos recursos naturais, com vistas à perpetuação da vida na Terra, em particular da nossa espécie.
alternativa DSão índices de sustentabilidade empresarial