Os fosfolipídios são o principal componente da membrana plasmática. Eles são anfipáticos, ou seja, exibem uma porção polar (hidrofílica), a cabeça, e uma porção apolar (hidrofóbica), a cauda, que corresponde a duas cadeias de ácidos graxos, sendo uma delas geralmente insaturada, o que provoca uma pequena dobra na cauda. Em meio aquoso, os fosfolipídios organizam-se em duas camadas com a porção hidrofóbica voltada para o interior e a porção hidrofílica para o exterior. Cadeias de ácido graxos mais curtas e cadeias insaturadas aumentam a fluidez da membrana. É por esta composição que a membrana plasmática é conhecida por:
a) Possuir uma lamina trilaminar, sendo um modelo rígido;
b) Possuir uma lamina trilaminar, sendo um modelo de mosaico fluído.
c) Possuir uma bicamada, sendo um modelo de mosaico fluido;
d) Possuir uma bicamada, sendo um modelo de
mosaico inflexível;
e) Possuir uma monocamada, sendo um modelo de mosaico fluído;
Soluções para a tarefa
c) Possuir uma bicamada, sendo um modelo de mosaico fluido;
Os vários componentes da membrana plasmática se associam formando uma estrutura complexa e dinâmica, cujos detalhes só foram desvendados pelos pesquisadores em 1972, com a proposição do Modelo Mosaico-Fluido, idealizado por Nicolson e Singer.
A bicamada lipídica é formada por fosfolipídios de membrana que são anfipáticos, uma parte deles interage com os fluidos intracelulares e a outra parte, a externa, é apolar e não interage com fluidos externos, controlando tudo o que entra e sai da célula, permitindo a passagem de algumas coisas e impedindo outras (alternativa C).
A membrana celular
A membrana plasmática é uma membrana que envolve todas as células, ela não é uma simples membrana de proteção, ela tem a função também de selecionar o que entra e o que sai da célula.
Venha estudar mais sobre membrana celular
https://brainly.com.br/tarefa/22167106
#SPJ2