Psicologia, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Os estudos sobre a motivação humana se apresentam em duas correntes teóricas, as teorias de conteúdo que visam explicar quais fatores motivam as pessoas e as teorias de processo que buscam explicar como funciona a motivação. Entre as teorias de processo temos a teoria da equidade. Sobre essa teoria Maximiano (2005, p. 264), estabelece que as “[...] pessoas sempre fazem comparações entre seus esforços e recompensas com os esforços e recompensas dos outros, especialmente quando há algum tipo de proximidade”. Considerando essa teoria de motivação, avalie as afirmações.


MAXIMIANO, Antonio César Amaru. Teoria Geral da Administração – Da Revolução Urbana à Revolução Digital. 5. Ed. São Pulo: Atlas, 2005.


I. A teoria da equidade concentra-se na percepção que o indivíduo tem de quão justamente ele tem sido tratado em comparação aos outros. Seguindo essa linha de raciocínio a equidade está atrelada à visão ou ao sentimento que o funcionário tem com relação ao seu tratamento na empresa.

II. A teoria da equidade propõe que os salários e outras formas de remuneração sejam automaticamente equiparados quando identificado diferenças entre os indivíduos que compõem o grupo de trabalho.

III. No processo da teoria da equidade, o indivíduo analisa suas contribuições e as possíveis recompensas e as compara com as contribuições e recompensas oferecidas pelos demais indivíduos do grupo.

IV. O resultado da comparação, conforme a teoria da equidade, a pessoa pode desencadear um aumento de sua energia, ou seja, se motivar ainda mais, ou se resultado dessa comparação for negativo a tendência é a pessoa se nivelar por baixo.





É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III apenas.

Alternativa 2:
II e III apenas.

Alternativa 3:
I, II e III apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Ritatavares
8
alternativa 3 apenas 1,2,3

SilviaFerghy: Alternativa 4 - I, III e IV apenas
Nas páginas 78, 79 e 80 do livro você encontra a resposta
Perguntas interessantes