Os estudos epidemiológicos compreendem a Epidemiologia Descritiva, que permite a descrição de tais eventos ou fenômenos de saúde e Epidemiologia Analítica, que tem como objetivo complementar estudos observacionais testando hipóteses investigativas. O principal fundamento da Epidemiologia Analítica está em apontar quais subgrupos da população apresentam risco e quais apresentam proteção para desenvolver um determinado evento em saúde (Florindo e Hallal, 2011). A Epidemiologia aplicada à Educação Física são: Estudos Observacionais e Experimentais ou de Intervenção. Marque a alternativa correta para os tipos de estudos epidemiológicos aplicado a educação física.
a)
Nos estudos observacionais verificar o nível de atividade física de uma população específica. Para tal pode se utilizar questionário.
b)
Nos estudos experimentais seria a verificação do efeito de protocolo de exercícios aeróbios frente ao percentual de gordura em idosos fisicamente ativos. Para tal pode-se utilizar entrevista através de questionários.
c)
Nos estudos Transversal, seria um estudo realizado seria seguir um grupo de mulheres sedentárias e o seu comportamento no laser.
d)
Os estudos de Coorte ou Longitudinais, seria verificar o efeito de exercícios físicos na ocorrência de novos casos de depressão em indivíduos saudáveis.
e)
Os estudos de caso-controle ou retrospectivos, seria a investigação de Infarto Agudo do Miocário (IAM) em um grupo de risco e que pratica atividade física.
Soluções para a tarefa
Respondido por
20
A alternativa é letra: D
Respondido por
1
A alternativa D) é a correta.
Os estudos observacionais são apenas de observação, não podem envolver contato direto com o alvo do estudo.
Os estudos experimentais são feitos com bases em grupos diferentes, como um grupo real e um grupo de controle.
Um estudo transversal é feito seguindo os fatores que desencadeiam os problemas.
Os estudos de caso-controle ou retrospectivos podem ser feitos através da analise de relados de casos antigos.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes