Os curdos são um povo muito antigo com língua, história e cultura próprias. Todavia, não possuem um território reconhecido, haja vista viverem enquanto minoria nacional nos territórios de diferentes países, como Turquia, Irã, Síria e Iraque. Assim, trata-se de um povo sem Estado formalizado que o reivindica perante a ordem jurídica internacional, contudo, sem sucesso. Na hipótese de um dia ser reconhecido, o nome do Estado curdo seria Curdistão e o uso da expressão é adequado na abordagem da problemática curda. Com base no enunciado e em seus conhecimentos obtidos a partir do material didático, assinale a alternativa correta sobre o Curdistão. Alternativas: a) O Curdistão é um exemplo de Estado perfeito, ou seja, aquele que possui povo, território e soberania claramente definidos e reconhecidos pela ordem internacional. b) O Curdistão é um exemplo de Estado imperfeito, ou seja, aquele não possui um dos elementos do Estado perfeito (povo, território e soberania) claramente definidos e reconhecidos pela ordem internacional. c) O Curdistão é um exemplo de Estado simples, ou seja, sua população é marcada pela homogeneidade, com território e poder claramente definidos. d) O Curdistão é um exemplo de Estado composto, ou seja, aquele surgido a partir da fusão de outros Estados, com eventuais diferentes nacionalidades, Estados aqueles que perderam sua soberania em função da soberania única curda. e) O Curdistão é um exemplo de confederação, ou seja, união de Estados que mantém sua soberania e independência, unidos apenas para fins de defesa externa, paz interna, cooperação e comércio.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Embora as conjunturas do Curdistão e da Bolívia sejam completamente diferentes, uma vez que os curdos estão envolvidos, além de conflitos étnicos, também em uma guerra civil na porção Síria de sua região, enquanto a Bolívia tem um arranjo constitucional que permite o reconhecimento da autonomia por meio da convocação de referendos, este artigo pretende investigar as semelhanças quanto às demandas, uma vez que as propostas de ambos estão direcionadas para objetivos similares, que é o do reconhecimento da autonomia dos autóctones considerando a sua perspectiva étnica e multicultural
Explicação:
Resposta:
d)
O Curdistão é um exemplo de Estado imperfeito, ou seja, aquele não possui um dos elementos do Estado perfeito (povo, território e soberania) claramente definidos e reconhecidos pela ordem internacional.
Explicação:
corrigido pelo ava