Os blocos econômicos foram criados com a finalidade de desenvolver o comércio de determinada região. Com isso, criam maior poder de compra nos países componentes, elevando o nível do seu povo. Como o mercado passa a ser disputado também por empresas de outros países-membros do bloco econômico, cresce a concorrência, o que gera a melhoria da qualidade e a redução de custos. Nesse panorama, cita-se três fases de desenvolvimento para ingresso nos blocos econômicos. Acerca dessas fases e suas peculiaridades, analise as sentenças a seguir: I- A fase do mercado comum busca eliminar totalmente alíquotas de importação de todas as mercadorias a serem importadas entre os países que fazem parte do bloco. II- A União Aduaneira vem a ser a segunda etapa do processo de integração comercial e econômica entre países. III- A primeira etapa é a formação de uma zona de livre comércio entre os países membros. Em um acordo de livre comércio, os países iniciam a redução de impostos de importação das mercadorias comercializadas entre eles. IV- O mercado comum é, de fato, um grande passo após a União Aduaneira, pois permite sem restrições a livre circulação comercial, financeira e de pessoas entre os países.Assinale a alternativa CORRETA: A) As sentenças I, II e IV estão corretas. B) As sentenças I e IV estão corretas. C) As sentenças II, III e IV estão corretas. D) As sentenças I, III e IV estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
C) As sentenças II, III e IV estão corretas
Explicação:
3.1 PRIMEIRA ETAPA – ZONA DE LIVRE-COMÉRCIO - III
A primeira etapa é a formação de uma zona de livre-comércio entre os
países-membros. Em um acordo de livre-comércio, os países iniciam a redução de impostos de importação das mercadorias comercializadas entre eles.
3.2 FASE DE UNIÃO ADUANEIRA - II
A União Aduaneira vem a ser a segunda etapa do processo de integração comercial e econômica entre países. Como já vimos antes, cada acordo comercial possui seus objetivos, logo, não existem tempos definidos de quando os membros de uma Zona de Livre-comércio passam para esta fase, aliás, em função da finalidade do acordo comercial, muitos países ficam só na primeira fase.
3.3 FASE MERCADO COMUM - I
Após ter consolidado entre os países-membros o livre-comércio, eliminado as alíquotas de importação e combinado uma tarifa externa comum, a próxima fase de unificação de um bloco é desenvolver o mercado comum. Devemos lembrar que cada etapa para uma consolidação do bloco deve ser de comum acordo, levando em consideração as finalidades de existir do acordo, caso contrário, o bloco comercial entre países não irá superar a primeira ou a segunda fase, como é o caso da Zona de Livre-comércio da Norte América (NAFTA), cujo objetivo é precisamente ficar nesse nível.
...
IV - Assim, o mercado comum é de fato um grande passo após a União
Aduaneira, pois permite sem restrições a livre circulação comercial, financeira e de pessoas entre os países. Um dos principais objetivos do Mercosul é, precisamente, atingir o nível de Mercado Comum, mas ainda continua no processo de ser realmente um “Mercado Comum”, aliás, o Mercosul é: ...
Apostila Uniasselvi - páginas 29 a 32.