Os ângulos de incidência dos raios solares sobre a superfície da Terra,
demonstrados nas figuras, apresentam duas situações distintas, que caracterizam os solstícios e os equinócios. Em ambas
as figuras, o ponto A representa uma cidade sobre a linha do equador, ao meio-dia. A Figura 2 mostra a incidência do
sol três meses após a situação ilustrada na Figura 1. A Figura 1 representa o:
a) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
b) equinócio de primavera no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
c) equinócio de outono no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é perpendicular à superfície da Terra em A.
d) solstício de verão no hemisfério norte, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
e) solstício de inverno no hemisfério sul, quando a incidência dos raios solares é oblíqua à superfície da Terra em A.
Soluções para a tarefa
Resposta:
LETRA C
Explicação:
Quando os raios solares incidem perpendicularmente à Linha do Equador, está ocorrendo equinócio. Para definir se na Figura 1 ocorre um equinócio de primavera ou de outono, é preciso analisar a Figura 2, que retrata a Terra em um período de três meses após a Figura 1. A incidência solar está maior no Hemisfério Norte e menor no Hemisfério Sul, o que nos leva a afirmar que, no Hemisfério Sul, está ocorrendo o inverno. Portanto, a Figura 1 representa o equinócio de outono, que é a estação que antecede o inverno.
Os raios solares incidem de forma perpendicular à superfície terrestre, nos dias 20 ou 21 de março, ocorrendo então o equinócio e no hemisfério sul ocorrerá o início do outono, portanto a letra c está correta.
Na figura 1, pode ser observado que os raios solares incidem de maneira perpendicular à linha do Equador. Nesta situação ocorre o equinócio, onde há a iluminação igual nos dois hemisférios do planeta, originando as estações de outono e primavera na região norte ou sul em relação ao Equador.
Na figura 2 observa-se que os raios solares incidem de maneira oblíqua à linha do Equador. Nesta situação ocorre o solstício, onde há a iluminação diferente em cada hemisfério, originando as estações de inverno e verão na região norte ou sul em relação ao Equador.
Portando na figura 1 ocorre o equinócio. Para saber se é o equinócio de primavera ou de verão, temos que observar a figura 2.
Os raios solares estão mais concentrados no hemisfério norte, portanto é verão no hemisfério norte e inverno no hemisfério sul. A estação que antecede o inverno no hemisfério sul é o outono, portanto trata-se o equinócio de outono.
Bons estudos!
Veja mais sobre o assunto em:
https://brainly.com.br/tarefa/6210566