Os Alimentos e seus nutrientes
Atividade:
1- Procure em encartes de jornais, revistas ou supermercados (encarte de ofertas do dia) alimentos que são fontes de: Carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas (A, B6 ou B12, C e D). (2 exemplos de cada)
Carboidratos Ex: batata, arroz, massa, pão...
Lipídios Ex; óleos e gorduras (azeite de oliva, azeite de girassol, abacate, amendoim, castanhas...)
Proteínas Ex: carnes, leite, ovos, feijão, lentilha, soja...
2- Pesquise função de cada nutriente no nosso corpo. (Carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas). Fazem parte dos monossacarídeos os seguintes tipos de carboidratos:
Glicose: Açúcar presente no xarope de milho, mel, batata, arroz, farinha, doces etc..
Frutose: Açúcar presente nas frutas
Galactose: Não é encontrado livre na natureza. Combinado com a glicose forma a lactose. Está presente no leite e nos produtos lácteos.
CIÊNCIAS
Soluções para a tarefa
Resposta: RESUMO
Esse trabalho apresenta vários esclarecimentos acerca das razões para trabalhar a educação alimentar e nutricional nas escolas, sua relevância para toda a comunidade escolar e a potencialidade desse tema ser propagado em diversos espaços de convívio social, por ser um tema que manifesta interesse das pessoas de forma geral, contribuindo para debates dentro e fora de espaços escolares, além de sua importância incontestável através da Lei 13.666 que impulsiona a inclusão da educação alimentar e nutricional no currículo escolar, sendo ainda um tema transversal; a necessidade de manter boas práticas alimentares para evitar doenças crônicas não transmissíveis, o que reduz gasto com saúde pelo poder público; a formação de uma consciência crítica, coerente e que tem compreensão sobre a importância da alimentação saudável que leve a tomar medidas sensatas quanto a alimentação e ao estilo de vida. A partir disso e utilizando metodologias ativas através do uso de oficinas pedagógicas, com objetivo de efetivar esse conhecimento de forma mais assimilável aos alunos. Essa pesquisa foi realizada na instituição E.E.E.I.F.M.E.J.A. Técnica Alice Carneiro, com os alunos do Ensino Médio (2oA). E realizado paralelamente dois questionários antes e depois das vivencias didáticas comparando as possíveis diferenças entre esses dois períodos. A análise revelou que os alunos se mostraram confusos na diferenciação de alguns nutrientes, sendo algumas respostas coerentes no pós-teste, com melhora na diminuição do consumo de alimentos industrializados, apropriação da importância das informações presente nos rótulos e nas escolhas corretas em relação a alimentos ricos em proteínas, carboidratos e vitaminas, também se constatou que os alunados não estão satisfeitos com a merenda escolar. As oficinas mostraram-se eficazes visto que os alunos desenvolveram diversas habilidades, entre elas a leitura, escrita, interpretação, criação de textos, discutir informações de forma mais lúdica. Conclui-se que essa forma metodológica ajudou na aquisição de novos conhecimentos práticos.
Explicação: