origem identitária proveniente de migração ou imigração???
Soluções para a tarefa
Resposta:
Emigrante é aquele que deixa o país em que nasceu, para estabelecer-se em outro que não é sua pátria.
O imigrante é aquele que entra num país que não é o dele de origem , que não é sua pátria e passa a morar neste país, ou seja, tem residência fixa e/ou estabelecimento comercial, além de renovar, de tempos e tempos, o visto de permanência.
Então, emigrar e imigrar estão necessariamente relacionados, pois, uma mesma família que deixa a China, por exemplo, e vem abrir lojas de de variedades aqui no Brasil, são emigrantes quando saem da China para morar aqui ,e quando entrar para morar no Brasil ,lhes é carimbado no passaporte "imigrantes chineses".
Por fim, emigar e imigrar só pode ocorrer na mudanças de um país para outro, nunca emigramos ou imigramos dentro de um país.
Já ,migrar, é mudar de um lugar para outro ,de tempos em tempo, por exemplo , de um país para o outro, temporariamente ,para estudar ou trabalhar, por alguns meses, e depois voltar para sua terra. Podemos migrar de um estado para outro, de uma cidade para outra, de um bairro para outro, até os pássaros migram.
Por que as pessoas migram?
R- Por necessidade de sobrevivência, não conseguem sobreviver mais no local de origem, ou por perseguição política, ou ainda perseguição religiosa, fugitivos de guerras ou desertores etc.
Por que as pessoas ficam e não voltam para o local de origem?
R- Geralmente, as pessoas encontram situações melhores de sobrevivência criam uma estabilidade financeira e também vivenciam relações étnico raciais com conflitos toleráveis , e no lugar de origem ainda não está bom para voltar. Acabam construindo novas famílias por aqui, e os que ficaram no país de origem, criam novas famílias também e acabam perdendo os laços. Ou não voltam, porque aqui , também, a situação pode estar bem ruim e não possuem condição financeira nem para mandar dinheiro para os familiares que lá ficaram , muito menos para voltar para sua terra.
Quais são os maiores conflitos que enfrentam quando se estabelecem num país que é tão diferente do dele de origem?
R- Os imigrantes ,que chegam de forma vulnerável , os refugiados que chegam em péssimas condições físicas, psicológicas e financeiras, são imediatamente discriminados, rechaçados, principalmente , se tiverem a cor da pele diferente do branco. Os migrantes nortistas e/ou nordestinos, retirantes e/ou vulneráveis ,que vão para o Sudeste ou para o Sul do país, também sofrem xenofobia, discriminação pelo tipo físico, pela cor da pele, pelo jeito de falar e sotaque, enfim, sofrem preconceitos dos mais variados.
São rechaçados por serem "out siders" ou 'estrangeiros", ou "de fora" e possuírem cultura diferente, língua diferente, enfim, hábitos e costumes totalmente estranhos aos que conhecemos.
Nós ,que aqui chegamos "antes", há séculos atrás, somos imigrantes miscigenados, conhecidos como os "estabelecidos" , ou "os que chegaram antes" ,somos descendentes dos mais variados povos do mundo. A formação original do povo brasileiro é de índios(nativos), portugueses(europeus) e africanos(trazidos à força, da África, para trabalhar como escravos).Depois, começaram a chegar imigrantes de todos os lugares do mundo e ,a mistura étnica e genética, acabou formando um povo com uma das maiores e mais peculiares diversidades do mundo. No Brasil , ninguém é considerado "branco", somos todos misturados e isso é incrível!
Claro que o imigrante branco, rico, que traz dólares , que vem investir, que é europeu ou norte-americano, que chega ao Brasil, é recebido de braços abertos, com toda tolerância e cordialidade , respeito sem que se gere conflitos. Essas pessoas que recebem muito bem, apenas brancos, ricos e de países desenvolvidos , são identificados como "lambe-botas" de capitalistas ricos e neoliberais, por vezes nazifascistas"
Explicação: