Organize os dados do texto anterior, de forma resumida, na tabela a seguir
Soluções para a tarefa
Resposta:
Os Gastrópodes
A classe dos Gastrópodes (Classe Gastropoda) engloba o maior número de espécies conhecidas, entre 45000 a 75000, ocupando habitats muito diversos quer em ambiente marinho, de água doce e terrestre.
Uma das modificações mais significantes da forma corporal dos Gastrópodes é a torção da massa visceral, do manto e da cavidade do manto, que ocorre durante o desenvolvimento embrionário. O significado da torção não está clarificado apesar de se formularem algumas hipóteses. Outra característica, observável na maioria dos Gastrópodes actuais é a concha univalve, espiralada e assimétrica o que a torna mais compacta, relativamente às conchas planospirais dos Gastrópodes mais primitivos, e deste modo facilitando o seu transporte e aumentando a protecção dos seus ocupantes. Alguns Gastrópodes não possuem concha apresentando em sua substituição e como mecanismo de defesa, substâncias químicas, indicadas pela forte coloração das espécies que as possuem, ou nematocistos, que adquirem dos Cnidários de que se alimentam, ou ainda uma nuvem de tinta para confundir os seus predadores, estratégia amplamente desenvolvida nos Cefalópodes.
Os Gastrópodes movem-se através do seu pé, achatado dorsoventalmente, em muitas espécies ciliado, e que possui numerosas glândulas mucosas. Está adaptado para deslizar, trepar ou mesmo nadar.
Estratégias alimentares são bastante diversificadas: algumas espécies raspam o substrato alimentando-se de algas e pequenos organismos, outras filtram partículas da coluna de água, outras alimentam-se de detritos ou de cadáveres, algumas são predadoras eficientes e conhecem-se também espécies parasitas.
Os Gastrópodes são hospedeiros intermediários de vários parasitas, alguns deles bastante nocivos para o Homem e animais domésticos.
Classe Bivalvia
A classe dos Bivalves (Classe Bivalvia, Pelecypoda ou Lamelibranchia) é a segunda maior classe dos Moluscos. Bivalves são comprimidos lateralmente e possuem um concha composta por duas valvas que se articulam dorsalmente e envolvem todo o corpo do animal. O pé tem a forma de uma lâmina e é utilizado sobretudo para o animal se enterrar.
A classe dos Cefalópodes (Classe Cephalopoda) engloba eficientes predadores, espécies de vida activa e de comportamento complexo. São os Moluscos mais complexos. Apesar de primitivamente terem sido muito mais abundantes, conhecem-se actualmente cerca de 600 espécies, que são exclusivamente marinhas. Das espécies fósseis de Moluscos que conhecemos a grande maioria é englobada na subclasse Ammonoidea (Amonites). Estas, possuíam conchas espiraladas, algumas atingindo 2 metros de diâmetro e foram abundantes nos mares da Era Paleozóica e Mesozóica tendo-se extinguido subitamente.
Os Cefalópodes apresentam a porção anterior do pé modificada em braços e tentáculos, circundando a cabeça bem desenvolvida, utilizando-os para captura de presas, fixação, locomoção e copula. O pé está também incorporado num sifão que se associa ao manto, musculoso, desempenhando ambos um papel importante na locomoção dos animais (propulsão por jactos de água).
Explicação: