História, perguntado por espesifcocean, 5 meses atrás

“Organizadas em oposição a João Goulart, as Marchas da Família se transformaram em forte apoio ao governo militar, reunindo uma massa de civis, nas capitais e interior do país.” (REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL. Ano 1, n. 8, fev./mar. de 2006. p. 60.)

Relacionando o fragmento acima ao golpe militar no Brasil, é correto afirmar:

a) As torturas e as perseguições políticas são matérias para ficção, pois o Brasil sempre foi um país estável politicamente.

b) Havia receio dos setores mais progressistas do Brasil de que os norte-americanos invadissem o país.

c) O medo, em relação ao comunismo, não existia no meio social, posto que o país, em especial suas elites, sempre foi simpático às ideias comunistas.

d) Por ocasião do golpe houve um movimento civil conservador, inicialmente organizado em oposição ao governo do presidente trabalhista João Goulart, manifestado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.

e) Não houve exílio de brasileiros, pois a Constituição de 1967 garantia a liberdade de expressão política.

ver resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por Vdeverdade2021
4

Resposta:

Letra D

Os movimentos de caráter conservador que foram para as ruas do país, sob o signo de “Marchas da Família, com Deus, pela Liberdade”, tiveram um grande peso no contexto da deflagração do Golpe Militar, ou Revolução de 1964, como se dizia na época. A própria defesa do Palácio da Guanabara, pelo então governador Carlos Lacerda, também foi icônica à época.

Respondido por DONFALCONE
1

Resposta:

Letra D Por ocasião do golpe houve um movimento civil conservador, inicialmente organizado em oposição ao governo do presidente trabalhista João Goulart, manifestado nas Marchas da Família com Deus pela Liberdade.

Perguntas interessantes