História, perguntado por thiagofrancalino, 10 meses atrás

oque dizia a doutrina de segurança nacional

Soluções para a tarefa

Respondido por silvaemily211
0

1-Em 12 de março de 1947, Trumann, presidente dos Estados Unidos, anuncia no Congresso americano que a segurança dos Estados Unidos está em jogo sempre que o comunismo ameace impor-se a povos livres.

2-Após a guerra da Coréia, os Estados Unidos formaram pactos de segurança coletiva com diferentes países. Desses acordos resultaram quinhenntas bases militares principais e três mil bases secundárias espalhadas pelo mundo.

3-Com o advento do poder atômico da União Soviética, os Estados Unidos iniciaram o processo de transferência para o terceiro mundo da responsabilidade de defender-se da guerra revolucionária dentro de suas fronteiras.

A partir daí, as nações latino-americanas foram instruídas a seguir os princípios da doutrina da Segurança  Naciona!. Essa doutrina parte do princípio de que a nação, com seus valores, símbolos e deveres está ameaçada por forças subversivas. Para defender a nação daquilo que chamam inimigos, urge que se difunda o sentimento de nação e pátria. A doutrina da Segurança Nacional considera como inimigo qualquer forma de pensamento que procura examinar mais atentamente a realidade social fora dos parâmetros daquela doutrina.

 

Para a doutrina da Segurança Nacional são dois os tipos de inimigos: o interno e o externo.

 

O inimigo externo fica consignado quando uma nação invade a outra; inimigo interno deve ser observado através da "ação indireta" dos comunistas, que, segundo a doutrina, agem nos movimentos sociais da classe trabalhadora, entre estudantes, intelectuais, Igrejas, promovendo a subversão da ordem e divulgando a necessidade de guerra revolucionária.

 

Em cada país onde a doutrina da Segurança Nacional foi implantada ela revela algumas características especiais.

Perguntas interessantes