Psicologia, perguntado por anacristinasantos017, 10 meses atrás

Olá!

Este espaço é destinado a uma reflexão compartilhada! Esperamos, ao longo do período, o compartilhamento de ideias e interações entre você, a tutoria e seus colegas, na possibilidade de discutir e trocar conhecimentos e experiências.

Fique atento ao que os seus colegas têm a dizer, não tenha receio de expor seu conhecimento/opinião. Contamos com sua participação ativa, enriquecendo a discussão ao menos três (03) vezes!

Camélia* tem 8 anos, e está no 2º ano do ensino fundamental do Colégio Visão, situado no município de Cabo Verde no interior da região Sul. Esse é o seu primeiro ano na escola, ela morava em Bom Jardim, município do interior da região Centro-Oeste.A escola tem um programa de adaptação/integração para os novos alunos. Uma das atividades é realizar um encontro entre coordenação pedagógica e os professores após um mês de convívio escolar. Na reunião com os professores: titular, de educação física e de artes, eles relataram:

Camélia apresenta dificuldades em lateralidade, a linguagem escrita se encontra na hipótese silábico-alfabético, na produção de frases e textos a escrita é aglutinada e ascendente, na aritmética apresenta dificuldades de classificação e não interage com a turma. (*Caso e nomes fictícios. Qualquer semelhança com dados reais que você conhece, por favor considerar como mera coincidência.)

Partindo deste contexto:

- Quais atividades podem ser realizadas pelos professores: titular, de educação física e de artes para desenvolver, fortalecer e melhorar o desempenho acadêmico de Camélia? Essas atividades serão individuais ou no coletivo?

- Descreva quais conceitos da Teoria de Vygotsky você usaria para explicar as intervenções dos professores, que irão contribuir no desenvolvimento de Camélia?

- Descreva quais conceitos da Teoria de Piaget você usaria para explicar as intervenções dos professores, que irão contribuir no desenvolvimento de Camélia?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
0

Neste caso podemos:

Ao usar as teorias de Vygotsky ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.

Já na de Piaget, as que defendemos o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, enquanto para o outro autor nossas relações com o meio tem grande interferência ao longo de nossas vidas.

Lembrando que:

A maturação somática se liga ao crescimento do indivíduo se desenvolvendo como um processo de alterações que vão desde as mudanças biológicas, psicológicas e cognitivas, que se manifesta principalmente na adolescência.

Perguntas interessantes