Química, perguntado por fabiana6516, 11 meses atrás

Os lipídios que estão presentes na estrutura das membranas celulares são, na sua maioria, anfipáticos. Esses, apresentam uma região com grupamentos polares e outra região com grupamentos apolares. Essa molécula se arranja em uma bicamada, deixando suas regiões hidrofílicas (cabeças) para a periferia e suas regiões hidrofóbicas (cauda) para o centro da bicamada​.
 

KAMEI, Márcia Cristina de Souza Lara. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2019.


Diante do exposto e baseando-se no livro da disciplina, assinale a alternativa correta, sobre as características dos lipídios presentes nas membranas celulares:

Alternativas

Alternativa 1:

As membranas das células vegetais contêm colesterol (lipídeo), o que não acontece nas células animais.

Alternativa 2:

Os fosfoglicerídeos, são constituídos por duas moléculas de glicerol esterificadas, um ácido graxo e três ácidos fosfóricos.

Alternativa 3:

Os lipídeos mais frequentes nas membranas celulares são os fosfoglicerídeos, com uma representação de 70 a 90%.

Alternativa 4:

Cada membrana celular, sempre irá possuir em sua composição lipídios com características idênticas, pois todas as membranas são iguais.

Alternativa 5:

Os esteróides são lipídios que apresentam dois ácidos graxos e não têm participação nos processos das vias metabólicas.​

Soluções para a tarefa

Respondido por Estudante1307
31

Resposta:

Terceira alternativa.

Os lipídeos mais frequentes nas membranas celulares são os fosfoglicerídeos, com uma representação de 70 a 90%.

Explicação:


dercyfmarcelino: Tem certeza?
cassiaekarine: sim
Fdani: é correta está na pág. 51
Respondido por viniciusrm19
18

Alternativa 3.

Dentre as principais funções dos lipídeos, observa-se que os mesmos representam cerca de 70 a 90% de toda a massa lipídica das membranas plasmáticas das células, representadas por fosfolipídeos.

Além disso, vale salientar que os lipídeos apresentam função de estoque energético, para que seja possível a manutenção de energia, sob a forma de triglicerídos, principalmente em períodos de jejum.

Perguntas interessantes