Olá, boa tarde.
Preciso fazer um trabalho sobre: Revolução cubana, Embargo cubano e Fidel Castro
Alguém pode me ajudar?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Revolução Cubana
Mensagem Viva ao Fidel escrito numa parede
Líderes revolucionários Che Guevara (à esquerda) e Fidel Castro (à direita) em 1961.
Data
26 de julho de 1953 - 1 de janeiro de 1959 (movimento armado)
Local
Cuba
Desfecho
Vitória do Movimento 26 de Julho, depondo Fulgêncio Batista e instalando o regime castrista. Apoio soviético à revolução. Eclosão da Crise dos Mísseis, governo norte-americano reage a revolução criando um plano econômico chamado de Aliança para o Progresso, crescimento da campanha anticomunista interna nos Estados Unidos, fuga de 3 mil médicos de Cuba.
Combatentes
M-26-7.svg Movimento 26 de Julho Cuba Forças do governo de Fulgêncio Batista
Líderes e comandantes
M-26-7.svg Fidel Castro
M-26-7.svg Che Guevara
M-26-7.svg Raúl Castro
M-26-7.svg Camilo Cienfuegos Cuba Fulgencio Batista
+ 5 000 cubanos mortos em combates
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro. O apoio soviético, depois do movimento armado, enfatizou seu caráter anticapitalista e também antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista. Todavia, essas características ficaram claras apenas depois da revolução, não sendo o seu foco inicial, segundo alguns historiadores, que alegam que o rumo comunista foi tomado após a falta de apoio dos Estados Unidos à revolução de Fidel Castro. O termo "Revolução Cubana" é genericamente utilizado como sinônimo do castrismo, governo autoritário, mas que em sua origem notabilizou-se pela implantação de uma série de programas assistencialistas sociais e econômicos, notadamente alfabetização e acesso a saúde universal.
Fidel Castro: Fidel Castro
Chegada de Fidel Castro a Washington, DC em 15 de abril de 1959.
15.º Presidente de Cuba
Período 2 de dezembro de 1976
a 24 de fevereiro de 2008[1]
Antecessor Osvaldo Dorticós Torrado
Sucessor Raúl Castro
Primeiro-ministro de Cuba
Período 16 de fevereiro de 1959
a 2 de dezembro de 1976
Antecessor José Miró Cardona
Sucessor Raúl Castro
Primeiro-Secretário do Partido Comunista de Cuba
Período 3 de outubro de 1965
a 19 de abril de 2011
Dados pessoais
Nascimento 13 de agosto de 1926
Birán, Holguín, Cuba
Morte 25 de novembro de 2016 (90 anos)
Havana, Cuba
Alma mater Universidade de Havana
Cônjuge Mirta Diaz-Balart (1948–1955)
Dalia Soto del Valle (1980–2016)
Filhos Fidel Ángel Castro Diaz-Balart
Alina Fernández-Revuelta
Alexis Castro-Soto
Alejandro Castro-Soto
Antonio Castro-Soto
Angel Castro-Soto
Alex Castro-Soto
Jorge Angel Castro
Francisca Pupo
Partido Partido Comunista
Profissão Advogado
Assinatura Assinatura de Fidel Castro
Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, 13 de agosto de 1926 — Havana, 25 de novembro de 2016) foi um político e revolucionário cubano que governou a República de Cuba como primeiro-ministro de 1959 a 1976 e depois como presidente de 1976 a 2008. Politicamente, era nacionalista e marxista-leninista. Ele também serviu como primeiro-secretário do Partido Comunista de Cuba de 1961 até 2011. Sob sua administração, Cuba tornou-se um Estado socialista autoritário unipartidário, a indústria e os negócios foram nacionalizados, e reformas socialistas foram implementadas em toda a sociedade. Castro morreu em Havana na noite de 25 de novembro de 2016, aos 90 anos.
Filho de um rico fazendeiro, Castro adotou a política anti-imperialista de esquerda enquanto estudava Direito na Universidade de Havana. Depois de participar de rebeliões contra os governos de direita na República Dominicana e na Colômbia, planejou a derrubada do presidente cubano Fulgencio Batista, lançando um ataque fracassado ao Quartel Moncada em 1953. Depois de um ano de prisão, viajou para o México onde formou um grupo revolucionário, o Movimento 26 de Julho, com seu irmão Raúl Castro e Che Guevara. Voltando a Cuba, Castro assumiu um papel fundamental na Revolução Cubana, liderando o movimento em uma guerrilha contra as forças de Batista na Serra Maestra. Após a derrota de Batista em 1959, Castro assumiu o poder militar e político como primeiro-ministro de Cuba. Os Estados Unidos ficaram alarmados com as relações amistosas de Castro com a União Soviética e tentaram sem êxito removê-lo através de assassinato, bloqueio econômico e contrarrevolução, incluindo a invasão da Baía dos Porcos em 1961. Contra essas ameaças, Castro formou uma aliança com os soviéticos e permitiu que eles colocassem armas nucleares na ilha, o que provocou a Crise dos Mísseis de Cuba em 1962, um incidente determinante da Guerra Fria.